Para atender as necessidades do município, a Prefeitura de Barra do Bugres iniciou em 2013 o processo de renovação da frota de veículos, adquirindo Fiestas, Kombis, entre outros, pagando com recursos próprios. Nos primeiros 14 meses de administração, 32 veículos e máquinas foram incorporados à frota, nos próximos dias chegam mais nove.
Ainda, por meio de autorização do Legislativo, o poder Executivo realizou o processo licitatório de contrato de locação de veículos e máquinas com cláusula de doação ao final dos pagamentos, conforme a Lei Municipal 2.050/2013.
O município recebeu parte dos veículos e do maquinário no ano passado e novos carros chegaram no começo de fevereiro de 2014. As demais unidades constantes no contrato de licitação, referentes à Lei Municipal 2.050/2013 têm previsão de ser entregues ao município nos próximos dias.
Os recursos para a reestruturação da frota são oriundos de receitas como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), taxas municipais e leilões de bens inservíveis, sucatas e veículos obsoletos.
A renovação da frota se fez necessária em virtude da escassez de veículos para atender as necessidades da administração, das secretarias e departamentos, principalmente durante a realização das atividades desenvolvidas pelas equipes na zona rural, e devido ao estado de conservação dos carros e maquinários até então existentes. “A última vez que a Prefeitura reestruturou a frota com a compra de carros pequenos, caminhões, maquinários e ônibus escolares foi entre os anos de 2005 e 2008”, salienta o secretário de Governo, Arthur José Franco Pereira.
Para que a administração possa desenvolver trabalhos em benefício da população é preciso que os equipamentos estejam em condições adequadas de uso e ofereçam segurança para os funcionários.
A renovação da frota da Prefeitura está ocorrendo por necessidade, já que o município não tinha veículos suficientes para executar os trabalhos e os poucos que tinham estavam sucateados. “A reforma dos carros remanescentes não compensava o custo benefício. Precisávamos comprar carros novos com urgência porque havia a necessidade de atender a demanda de serviços e o pedido de funcionários receosos com a falta de segurança para trafegar com os poucos veículos que faziam parte da frota”, observa o secretário de Governo.
Veículos já incorporados à frota (autorizado pela Lei 2.050/2013)
5 caminhonetes Amarok (destinadas ao Gabinete, secretarias de Administração, Obras, Saúde e Social)
2 Pálio Weekend (para os serviços da Administração)
1 van (atendimento a todas as secretarias)
Veículos a serem incorporados à frota (autorizado pela Lei 2.050/2013)
2 chassis de caminhão equipado com caçamba basculante
2 chassis de caminhão equipado com terceiros eixos dianteiros
1 micro-ônibus com capacidade para 25 passageiros
2 pick-ups cabine simples
1 pá carregadeira
Outros veículos incorporados à frota em 2013/14
1 Pálio Weekend (Conselho Tutelar, projeto pleiteado junto ao governo federal)
3 Fiat Uno Mille (repassados pelo governo do Estado ao Cras União, Cras Maracanã e Creas)
3 ambulâncias (recursos próprios)
7 Ford Fiesta (recursos próprios
2 micro-ônibus (recursos do Fundeb 40%)
1 ônibus escolar (Programa Caminho da Escola – Seduc/governo federal)
2 Kombis (recursos do leilão de ônibus e gado da Escola Agrícola)
1 retroescavadeira (PAC II)
1 motoniveladora (PAC II)
2 pás carregadeiras (recursos próprios)
1 retroescavadeira (recursos próprios)
Maquinário a ser entregue por meio de emenda parlamentar
1 motoniveladora (emenda parlamentar do senador Jayme Campos)