Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

aviso

Escoamento da água do Córrego do Barbado para e Defesa Civil emite alerta

Foto: Reprodução/Ilustração

Escoamento da água do Córrego do Barbado para e Defesa Civil emite alerta
A população que mora no entorno do córrego do Barbado, em Cuiabá, está sob alerta da Defesa Civil. Conforme o coordenador do órgão, Oscar Amélito, as constantes chuvas que caíram nos últimos dias aumentaram o volume de água do rio Cuiabá e consequentemente prejudicaram o escoamento do córrego.


Leia mais: Grupo quebra paradigmas plantando soja em Cuiabá e apresenta lavoura no próximo sábado

Justiça Federal de MT vê ilegalidade em ação do Ibama e anula embargo de propriedade

Uma medição feita na manhã desta sexta-feira (21) constatou que o rio Cuiabá marcava 5,20 metros de altura, quase a metade do ponto considerado estado de alerta para Defesa Civil, 8,5 metros. Porém, apesar do aviso, o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amélito, disse que a situação está sub controle e que não há risco eminente.

De acordo com o órgão, os pontos mais críticos são os córregos do Barbado e Praeirinho. “Isso acontece devido à falta de drenagem do solo. São localidades em que houve uma ocupação desordenada, sem projetos”, explica Oscar.

Segundo o coordenador, a constante chuva que cai na região metropolitana de Cuiabá já não traz o risco de enchentes como as que aconteceram nos anos de 1974 e 1985. Isso porque desde a construção da barragem de Manso, a hidrelétrica recebe 35% da água e em períodos de seca, ‘abastece’ o rio Cuiabá.

Além disso, a Defesa Civil faz um trabalho em conjunto com a sociedade. “Sempre que necessário, um grupo de cinco moradores da região afetada pode acionar a Defesa Civil, que já aciona os demais órgãos competentes”, explica Oscar.

Já no município de Várzea Grande, o coronel Joares Nunes, responsável pela Defesa Civil da cidade, declarou que até o momento não recebeu nenhum chamado emergencial. Segundo ele, a calmaria foi possível devido ao trabalho de limpeza dos córregos da cidade. “Temos aproximadamente nove córregos aqui, e 80% deles passaram pelo processo de limpeza. O Traíra, por exemplo, estamos concluído os trabalhos”, detalhou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet