Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Saúde presta contas do último quadrimestre em audiência pública

Foto: Delcio JB

Saúde presta contas do último quadrimestre em audiência pública
A secretaria de Saúde de Várzea Grande apresentou a prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2013 em audiência pública, realizada na manhã de quinta-feira (27.02), às 9h, no plenário da Câmara de Vereadores.


Os dados apresentados foram referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2013, mostrando evolução dos serviços na saúde pública várzea-grandense.

O relatório foi desenvolvido pela Diretoria de Planejamento e Orçamento em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, cumprindo os dispositivos constantes das Leis Federais nº 8689/93 e nº 12438/11 e da Lei Complementar n.º 141/2012. Também segue ao que é exigido pelo Conselho Nacional de Saúde, incluindo ainda, o prazo de apresentação dos dados que é no mês de fevereiro.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de Julho/2013, Várzea Grande registra população de 262.880 habitantes com uma taxa de crescimento de 2,72%.

A saúde pública de Várzea Grande, no último quadrimestre, registrou a existência de 376 leitos hospitalares e um incremento de 45% em recursos humanos – decorrente de posse de servidores concursados.

Nesse mesmo período, os serviços prestados nas unidades de saúde, Programa de Saúde da Família, Centros de Saúde, Pronto Socorro, Hospital e Maternidade (PSHM), órgãos de vigilância de saúde e ambiental registraram números, de maneira crescente nos casos de atendimentos, procedimentos e cirurgias, a exemplo dos 1.104 aconselhamentos (em ações educativas), 89.350 famílias registradas (em ações de controle e prevenção), 11.680 prontos atendimentos nas policlínicas, 358 cirurgias realizadas na rede hospitalar, a realização de 43.962 exames (laboratoriais e especializados) e nos 6.844 imóveis inspecionados no controle e combate da Dengue, entre outros.

No tocante aos recursos, nesse período, a despesa foi de R$ 36,8 milhões com uma receita de R$ 23,3 milhões. Um déficit registrado devido ao aumento na prestação dos serviços na saúde pública. O PSHM de Várzea Grande é o único pronto socorro de portas abertas do estado de Mato Grosso, muitos serviços foram reativados e outros criados, sempre buscando oferecer o melhor àqueles que recorrem o atendimento na rede pública de saúde.

“Estamos direcionando todo empenho nos trabalhos da secretaria de saúde que foram iniciados pela ex-secretaria, Dra. Jaqueline. O ano de 2013 foi um período de buscar, amparar e resgatar recursos, e a partir deste ano vamos conseguir efetivamente ‘visualizar’ tudo que está projetado e planejado para a saúde pública em Várzea Grande”, explicou o secretário em exercício, Edson Vieira.

Vieira ressaltou ainda que, os trâmites burocráticos não tornam perceptíveis os avanços já alcançados pela secretaria de saúde, mas de qualquer modo continuamos perseverantes e buscando o melhor para a população. “No ano passado o PSHM recebeu novos equipamentos, a maternidade foi reativada e as cirurgias ortopédicas foram regularizadas e as reformas nas unidades de saúde foram iniciadas”, lembrou.

Na quarta-feira (26.02), Vieira esteve em Tatui - São Paulo recebendo uma ambulância para o PSHM/VG.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Ipase, está em finalização das obras e com previsão de inauguração para o mês de maio. “Ainda neste primeiro semestre realizaremos a inauguração dessa importante obra. A UPA será um, dos muitos marcos, que serão registrados na saúde pública desta cidade”, revelou o secretário de saúde, em exercício, Edson Vieira.

O secretário em exercício, afirma que a saúde pública do município já tem um cenário diferente, um cenário de perspectivas que a cada dia está se tornando realidade. “Nosso trabalho foca o resgate da credibilidade da administração pública e de uma melhor qualidade de vida aos munícipes”, pontuou.


TRANSPARÊNCIA


- A prestação de contas é uma obrigação legal, conforme legislações vigentes. Exemplares da Prestação de Contas da Secretaria de Saúde – 3º Quadrimestre de 2013 serão enviados para a Câmara de Vereadores de Várzea Grande e para o Conselho Municipal de Saúde do município.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet