Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Diretor de Obras do Exército faz visita ao BEC

O general José Cláudio Fróes de Moraes, da Diretoria de Obras de Cooperação (DOC) ,do Exército e outros comandantes de batalhões de engenharia, estiveram em Cuiabá esta semana em visita ao 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC) para acompanhar os trabalhos executados em Mato Grosso e no Pará, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O grupo foi recepcionado pelo tenente-coronel Fernando Miranda do Carmo, comandante do 9º BEC.


Na ocasião, também foram encaminhados os últimos ajustes para mais uma obra do 9º BEC, a Operação Cachimbo, que vai contemplar 102 quilômetros entre Guarantã do Norte (MT) e Castelo dos Sonhos (PA). A previsão é que o início seja ainda este ano. 

A reunião de coordenação, entre outros temas, tratou das obras que estão sob a responsabilidade do batalhão de Mato Grosso. A Operação Guarantã (pavimentação da BR-163), a Operação Pará (Pontes) e a Operação Miritituba (Transamazônica) foram os atrativos para que esse evento ocorresse estrategicamente em Cuiabá. 

Praticamente, as obras executadas  pelos 12 batalhões de engenharia de todo o Brasil são referentes ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o general Fróes, desde as décadas de 60 e 70 que a engenharia do exército não tem tanta demanda de trabalho. “Temos um bom relacionamento com o governo Lula em termos de obra. Em 2001, eram R$ 30 milhões para a execução de obras através do exército, hoje são R$ 500 mi”, disse Fróes.

A estimativa do Exército é que haja uma economia de 20% no valor do orçamento das operações quando são executadas por militares, se comparada às empreiteiras particulares. Legalmente, são as leis complementares 97/1999 e 117/2004 que tratam da organização das funções das Forças Armadas e abrem a possibilidade do emprego do Exército em obras ordinárias.

Essa é mais uma forma que o governo federal encontrou como uma válvula de escape rápida e barata para dar vazão às necessidades do cronograma planejado pela Casa Civil. Por meio de uma série de acordos entre União e as Forças Armadas, diversas obras têm sido tocadas pela Diretoria de Obras de Cooperação ( DOC) do Exército.

Em todo o País, já são 80 projetos, a grande maioria deles parte do PAC, executados pelos batalhões de engenharia. Entre estas obras, estão o projeto de integração do Rio São Francisco, a restauração da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, e da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém (PA), além das reconstruções do aeroporto de Natal e do porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet