Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Saúde reúne médicos e enfermeiros para otimizar Programa Saúde da Família

Médicos e enfermeiros dos 18 Programas de Saúde da Família (PSF) se reúnem nesta sexta-feira (10) para discutir estratégias para otimizar o atendimento à população. A reunião, com a participação da Secretária Municipal de Saúde Jaqueline Beber Guimarães, ocorre no auditório da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, no Bairro Água Limpa.


Segundo a superintendente técnica da Secretaria de Saúde, Ely Graci Nazário Barden, estão sendo discutidas ações em saúde, uma vez que os PSFs atuam no trabalho preventivo. “Vamos otimizar ao máximo o atendimento, pois a saúde preventiva é de suma importância”, ressalta.

Ela acrescenta que ainda persiste a cultura de só procurar um médico quando a pessoa está doente, prestes a ser internada. A superintendente lembra que é preciso mudar as práticas físicas e de alimentação. “Os bons hábitos, de um modo geral”, frisa.
Com 18 postos do PSF, Várzea Grande fez a opção de colocá-los nos bairros mais afastados do centro porque esses bairros não tinham atendimento médico. Ela destaca que o PSF, através dos agentes comunitários, atende a toda a população. “Trata-se de um projeto do SUS que é universal. Cerca de 80% da população é usuária do SUS”.

Para a secretária, os PSFs, são de suma importância porque é neles que se delimita as doenças da população e, a partir daí, será possível fazer o planejamento.

Com esse programa é possível descobrir que muitas doenças estão na própria casa da pessoa. “Um degrau perigoso, uma quina de mesa ou uma pessoa que tosse muito que pode estar com tuberculose. Esse é o trabalho dos agentes comunitários – fazer um trabalho preventivo”, destaca.

Ela lembra que nos PSFs atuam médicos, dentistas e enfermeiros onde é possível fazer o diagnóstico de diabetes, tuberculose e hipertensão, no caso do idosos.

Jaqueline ressalta que, com a entrada de mais dois PSFs em funcionamento – do Jardim Manaíra e Jardim União na região do Parque do Lago – será possível atender a um terço da população de Várzea Grande.

ALERTA – Após a reunião, os presentes tiveram um curso de capacitação a respeito da gripe suína. “Reforçamos as informações básicas de como agir quando chegar alguém com sintomas”, informa a secretária.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet