Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Brasil é a seleção que menos depende de seu craque na Copa do Mundo

Se for verdade que “uma andorinha só não faz verão” também no futebol, a seleção brasileira já tem o que comemorar antes mesmo de sua estreia na Copa do Mundo. Depois de dez dias de treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), Luiz Felipe Scolari já percebeu que tem o grupo nas mãos e faz do time verde-amarelo o que menos depende de seu craque.


Neymar, claro, é a estrela da companhia e talvez carregue uma responsabilidade incompatível com os 22 anos. Ainda assim, o jovem se demonstra preparado e conta com enorme apoio do sempre artilheiro Fred. O quase super-herói Hulk e o inventivo Oscar também dividem a responsabilidade de balançar as redes rumo ao hexacampeonato.

Homem de confiança de Felipão no pentacampeonato em 2002, Denílson destaca justamente o jogo coletivo dos anfitriões. Para o comentarista esportivo, a seleção não pode depender apenas de um jogador.

— O Felipão não pode armar o time só em função do Neymar. A maior qualidade que temos é o coletivo. É assim que vamos ganhar. Se ficar jogando só para o Neymar, perdemos essa força.

Já Argentina e Portugal até agora armaram esquemas para suas estrelas. Essas duas equipes não escondem que sofrem respectivamente de Messidependência e Cristianodependência. Os técnicos fazem de tudo para Lionel Messi e Cristiano Ronaldo se sentirem à vontade com o grupo e também terem total liberdade no ataque.

A imprensa portenha especula até mesmo que Carlos Tevez, campeão italiano e grande destaque da Juventus, não foi convocado por não ter uma boa relação com Lionel Messi. Elias Perugino, editor da renomada revista El Gráfico, entende que Angel Di María, Sérgio Agüero e Gonzalo Higuaín são ótimos jogadores, mas têm de seguir a cartilha elaborada por Alejandro Sabella para fazer Lionel Messi jogar.

— Messi e Neymar são os jogadores mais destacados de Argentina e Brasil, mas a equipe os acompanha. Sozinho, Messi não vai ganhar um Mundial... Tampouco Neymar. Por isso, Sabella faz questão de armar o time em função de Messi. A Argentina tem uma equipe muito respeitada, sobretudo, do meio para frente. Acredito que Felipão tenha um pouco mais de estrutura para armar o Brasil.

Técnico de Cristiano Ronaldo na seleção portuguesa de 2003 a 2008, Felipão preferiu não comentar a carência dos lusos por outros jogadores que decidam e disse que esse é um problema de Paulo Bento. O brasileiro terminou com elogios a Neymar.

— Você tem de perguntar para o treinador de Portugal e para o treinador de Messi [se os times dependem desses dois jogadores]. Analiso o nosso Neymar como um grande craque que faria falta em qualquer seleção do mundo. Não posso dizer lá dos outros. Quando dirigi o Cristiano Ronaldo, posso dizer que é fera.

Confira a ficha técnica dos atletas:

Neymar (Brasil)
Idade: 22 anos
Jogos pela seleção: 48
Gols pela seleção: 31
Participações em Copa: Estreante

Lionel Messi (Argentina)
Idade: 26 anos
Jogos pela seleção: 84
Gols pela seleção: 37
Participações em Copa: 2006 e 2010

Cristiano Ronaldo (Portugal)
Idade: 29 anos
Jogos pela seleção: 110
Gols pela seleção: 49
Participações em Copa: 2006 e 2010
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet