Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

regularização ambiental

Prefeitura de Nova Ubiratã e Sindicato Rural firmam acordo

Cerca de 2,5 mil pessoas foram atendidas nos dois primeiros dias do mutirão na sexta-feira e no sábado. Durante a cerimônia de abertura foi assinado um protocolo de intenções entre a prefeitura e o Sindicato Rural.

“Estamos com muita esperança e expectativa com relação ao plano de ação dos governos federal e estadual na região de Nova Ubiratã. Esse protocolo de intenções  assinado hoje é o primeiro passo rumo ao desenvolvimento sustentável”. Com esse discurso o prefeito de Nova Ubiratã (494 km ao norte de Cuiabá), abriu oficialmente o Mutirão Arco Verde Terra Legal no município.


Cerca de 2,5 mil pessoas foram atendidas nos dois primeiros dias do mutirão na sexta-feira e no sábado.

Durante a cerimônia de abertura foi assinado um protocolo de intenções entre a prefeitura e o Sindicato Rural para dar celeridade à regularização ambiental do município na sexta-feira . “Vamos fazer um levantamento da situação de todas as propriedades através do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e com isso auxiliar os produtores rurais no licenciamento ambiental”, explicou Rossetto.

O secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Afrânio Migliari, apresentou uma palestra sobre o MT Legal aos produtores rurais de Nova Ubiratã logo após a abertura do evento, na Câmara Municipal da cidade.

O Programa Mato-Grossense de Legalização Ambiental Rural, denominado MT Legal prevê a regularização da atividade produtiva no Estado através do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Com ele, os produtores que estão na ilegalidade terão um instrumento ágil e de reduzido custo para entrarem na legalidade, pois assumem o compromisso através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Segundo o prefeito, esse diálogo entre os três níveis de governo é importante “porque não se discute apenas a questão ambiental, mas sim, toda uma rede de ações que visam a promoção de um novo modelo de produção sustentável”, frisou.

Ele explicou que está estruturando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e anunciou a criação do Conselho de Meio Ambiente e o Fundo Municipal de Meio Ambiente como forma de garantir e dar continuidade as ações para fortalecimento da agricultura familiar no município. “Nosso intenção é adquirir 30% da merenda escolar com produtos advindos da agricultura familiar”, afirmou Rossetto.

Outra ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é a continuidade do trabalho das brigadas municipais de prevenção e combate a incêndios florestais, em parceira com o Prevfogo/Ibama. A prefeitura apóia com a infra-estrutura e logística. Pelo segundo ano consecutivo, o Ibama promoveu a capacitação da brigada que inicia os trabalhos no segundo semestre desse ano.

De acordo com o responsável pelo Prevfogo de Sinop, André Beal Galina, “a ação de combate ao fogo na região tem obtido excelentes resultados na redução de focos de calor, redução do desflorestamento com apoio e respaldo da sociedade, em especial a comunidade dos assentamentos”, explicou.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet