Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

cultura e lazer

Rondonópolis prepara mais uma edição do Festival da Primavera

Foi lançado nesta manhã em Rondonópolis, mais uma edição do Festival da Primavera. Com o objetivo de contar a história cultural do município, o festival terá quatro meses de atividades culturais.

Foi lançado nesta manhã em Rondonópolis, mais uma edição do Festival da Primavera. Com o objetivo de contar a história cultural do município, o festival terá quatro meses de atividades culturais, que serão realizadas em espaços públicos que fazem parte da história artística e cultural da cidade.


Oficinas de teatro, pintura e curso de fotografia estão na programação do evento, e serão oferecidos, principalmente, para o público infantil e infanto-juvenil. O projeto contempla ainda mostras de música, teatro, artes plásticas, poesias, dança, artesanato e folclore. Entre os locais das manifestações culturais, estão o Centro Cultural José Sobrinho, Museu Rosa Bororo, Casario e feira livre da Vila Aurora.

Uma das novidades desta edição é o show do cantor Chico César, no dia 12 de setembro. O palco será montado na feira livre da Vila Aurora, espaço tradicional de venda de artesanato, comidas e comércio popular, que também receberá shows de artistas locais, apresentação de dança e exposição de artesanato e artes plásticas. O encerramento do festival será no dia 16 de outubro, no Museu Rosa Bororo, com a exposição Retratos da Primavera, resultado das aulas práticas do curso de fotografia.

Segundo a organizadora do evento, Olívia Muniz, além de contar a história cultural do município, o festival pretende alcançar a meta de democratizar a cultura, através de manifestações em todas as categorias de arte. “A idéia é fomentar a cultura na cidade e proporcionar entretenimento gratuito para a comunidade”, explica ela. Olívia enfatiza ainda que, durante toda a sua programação, o evento ressaltará personagens folclóricos da cidade.

O Festival da Primavera é realizado desde 1993. O projeto é uma iniciativa sem fins lucrativos e conta com o patrocínio da Lei Estadual de Fomento à Cultura, além da parceria do poder público e de empresas da cidade. Foi idealizado por Janete de Oliveira, que na época era coordenadora do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação. Após cinco edições consecutivas, o festival passou por uma lacuna entre 1999 e 2003. Em 2004, sob a coordenação de Olívia Muniz, filha de Janete, o evento voltou a ser realizado.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet