Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Economia

Sefaz e economistas iniciam formatação de convênio

O convênio que amplia as atribuições disponíveis aos economistas e administradores junto à Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) começou a ser debatido na última semana. Em reunião com os dirigentes do Conselho Regional de Economistas (Corecon-MT), o secretário de Fazenda, Eder Moraes, afirmou que a ação é um reconhecimento aos profissionais e uma facilitação ao contribuinte. “O convênio irá definir as especificidades de cada carreira conforme sua atuação, respeitada cada legislação específica”.


Para o presidente do Corecon, Aurelino Levy, a atitude da Sefaz atende a uma reivindicação antiga da categoria que beneficia cerca de três mil economistas. “O convênio a ser celebrado autoriza o profissional economista a fazer serviços junto à Secretaria de Fazenda, que não são de uso exclusivo do contabilista. Todas as atribuições a ele garantidas por lei não serão alteradas”, explicou.

A expectativa é que em aproximadamente 30 dias o convênio esteja concluído para assinatura. “Este é um novo mercado de trabalho que se abre. O processo tecnológico está acontecendo rapidamente dentro do Fisco, e nós já estamos nos preparando para acompanhar e orientar o contribuinte neste avanço”, comentou Levy.

Segundo o consultor econômico da Sefaz, Vivaldo Lopes, o que será feito na prática é um cadastramento junto ao Fisco dos economistas e administradores de empresas. “É uma forma de fortalecer estas duas categorias e aproximar a Secretaria da sociedade, das carreiras profissionais”, explicou.

O encontro da última semana teve ainda como tema a Semana do Economista. O evento está previsto para ser realizada de 10 a 13 de agosto na Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Participaram ainda da reunião o vice-presidente do Corecon, Reginaldo Conceição Amorin, e os conselheiros efetivos Moacy Lopes Suares, Denise Niederauer e Oscemário Forte Daltro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet