Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Ácido fólico ajuda a prevenir problemas na formação do feto

A maternidade é um momento esperado na vida de muitas mulheres. Além das preocupações com as mudanças que o filhote trará para a rotina do casal, a delícia que é preparar o enxoval e a alegria que é ter um bebê no dia-a-dia, há cuidados que não devem ser esquecidos. Um deles é a necessidade da ingestão de ácido fólico pela futura mamãe.


Mulheres que estejam planejando ter um bebê devem ingerir quatro microgramas da vitamina pertencente ao complexo B, um mês antes de engravidar e durante o primeiro trimestre da gestação. Estudos comprovam que, quando consumido de maneira correta, o ácido fólico ajuda a reduzir em 39% a possibilidade de a criança sofrer autismo e em até 85% o risco de malformação no tubo neural do feto — estrutura que dará origem ao cérebro e a medula espinhal.

Caso descubra a gravidez após o tempo indicado para ingerir o ácido fólico não há motivo para pânico. A vitamina é encontrada em sua forma natural, o folato, em diversos alimentos, como vegetais verde escuro, frutas cítricas, fígado, grãos e carnes em geral. Além disso, no Brasil, todas as marcas de farinha de trigo e de milho devem ser enriquecidas com ácido fólico, visando especialmente o consumo pela mulher em idade fértil.

É sempre bom lembrar que ao planejar ou descobrir a gravidez, a futura mamãe deve procurar um médico para que possa curtir esse momento tão especial de maneira tranquila e, principalmente, saudável.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet