Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Volume de água armazenada do Sistema Cantareira chega aos 20,2%, após nova queda

O nível de água armazenada no Sistema Cantareira recuou 0,2 ponto percentual nesta quarta-feira (2) e chegou aos 20,2%, de acordo com dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). No mesmo período do ano passado, o nível de água era de 56,5%.


Outras duas represas também registraram queda. O Sistema Alto Tietê passou de 25,7% para 25,5%. O Sistema Guarapiranga caiu 0,3 pontos percentuais e passou de 71,5% para 71,2%.

O mês de junho foi o mês mais seco do principal manancial paulista em 84 anos de medição, superando maio deste ano. Dados do comitê anticrise que monitora a estiagem local mostram que a vazão afluente — volume de água que chega aos reservatórios — foi de apenas 6,6 mil litros por segundo, 46% inferior à mínima histórica para este mês, registrada em 2000: 14,3 mil litros por segundo.

A situação é consequência direta do baixo índice pluviométrico na região. Entretanto, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse na última terça-feira (1º), que já esperava a queda no nível de armazenamento do Sistema Cantareira em junho e negou que o Estado contasse com a chuva acima da média no mês passado, a exemplo do que ocorreu em 2013.

— Nós não contávamos com chuva. Eu, como sou da roça, aprendi que só chove em mês com 'r'.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet