Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

chegando aqui

MT já tem seis casos confirmados de gripe suína; quatro são em Cuiabá

Mato Grosso já tem seis casos confirmados de gripe suína. Desse total, quatro foram registrados em Cuiabá. Os números são baseados nas informações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Mato Grosso já tem seis casos confirmados de gripe suína. Desse total, quatro foram registrados em Cuiabá. Os números são baseados nas informações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Segundo o Sinan, Mato Grosso registrou, até ontem a notificação de 40 casos de Influenza A (H1N1). Dos 40 casos notificados, seis foram confirmados, 18 descartados e 16 aguardam resultado. 


Cuiabá registrou até agora 31 casos. Desse total 13 estão descartados, 14 aguardam resultados e quatro foram confirmados. Rondonópolis teve cinco notificações,e apenas uma  confirmada e três descartadas e uma que aguarda resultado.

São realizadas buscas ativas e monitoramento de todos os contatos próximos desses casos suspeitos. Os pacientes passam bem. Alguns deles permanecem em monitoramento domiciliar e receberam cuidados médicos e medicamentos. Um paciente permanece internado, em isolamento, recebendo cuidados hospitalares por apresentar um quadro de complicação do trato respiratório, além de outros agravantes de saúde. 

Todas as medidas e procedimentos definidos pelo Protocolo de Procedimentos e Manejo de Casos e contatos de Influenza A (H1N1) e pelo Protocolo de Notificação e Investigação de Casos e Contatos do Ministério da Saúde foram adotados pelo Estado e pelos municípios que notificaram casos.

O Ministério da Saúde reforça a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) da necessidade de as autoridades de Saúde e de todo o corpo clínico e de apoio manterem o sigilo da identidade dos casos confirmados e suspeitos. Esta medida visa evitar estigma social aos pacientes e resguardar o direito da inviolabilidade de sua privacidade. O não cumprimento dessa medida sujeita o infrator a ações administrativas e penais.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet