Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Bebê nasce após sua mãe ter ovários retirados e reimplantados na França

Médicos franceses relatam nascimento de bebê após transplante de ovário realizado com uma nova técnica. A paciente, que sofria de anemia falciforme, precisou passar por um transplante de medula óssea. A primeira parte desse processo envolve a utilização de medicamentos que são tóxicos para os ovários. Para a preservação da fertilidade os ovários foram retirados e mantidos congelados por dois anos, até o final do tratamento.


O trabalho francês foi apresentado na reunião da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, no final de junho, em Amsterdã. Na ocasião foi divulgado que mãe e filho passam bem.

A técnica francesa consistiu no transplante de dez pequenos fragmentos de ovário da paciente e, após 3 dias, o restante do tecido ovariano preservado foi implantado. Um aspecto importante do trabalho foi o fato de que a gestação foi iniciada de forma natural sem necessidade de fertilização externa ao útero, como habitualmente é feito.

Além desse caso, os cientistas franceses apresentaram um caso de outra paciente que recebeu um transplante de ovários e está atualmente na segunda gravidez. Nesse caso, a fertilização foi feita fora do útero. A retirada, o congelamento e o transplante foram indicados antes de um tratamento com imunossupressores para uma doença vascular grave.

A preservação dos ovários em pessoas que necessitam passar por tratamentos desse tipo vem evoluindo rapidamente. No mesmo congresso, outro trabalho científico demonstrou que a congelamento rápida, chamada de vitrificação, é mais eficiente do que a tradicional.

Os transplantes de ovário passaram a ter maior divulgação a partir de 2004, quando uma paciente holandesa teve seu tecido ovariano preservado e reimplantado, dessa vez sob a pele do braço. O ovário implantado funcionou naturalmente e óvulos foram colhidos, permitindo uma gestação anos depois. Todas essas técnicas reforçam a importância da consulta ao especialista em fertilização nos casos em que as pacientes irão necessitar de um tratamento que possa por em risco o funcionamento de seus ovários.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet