Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Americana investiga a morte de adolescente por febre maculosa

A Vigilância Epidemiológica de Americana (SP) investiga uma morte por suspeita de febre maculosa na cidade. O jovem de 16 anos, que era morador do Jardim Ipiranga, morreu no domingo (13). Ele teria apresentado os sintomas uma semana depois de passar o dia em uma chácara na Praia dos Namorados, na região da represa de Salto Grande. O caso foi encaminhado para análise no Instituto Adolfo Lutz.


O corpo do jovem foi enterrado na segunda-feira (14), no Cemitério da Saudade. Além de febre maculosa, os testes realizados no Adolfo Lutz vão verificar também se a morte pode ter sido causada por leptospirose ou dengue hemorrágica, que apresentam sintomas parecidos.

De acordo com a Prefeitura, o adolescente era paciente da rede privada, por isso, a Vigilância Epidemiológica foi notificada na segunda-feira (14) e, desde então, segundo a nota, está tomando as medidas cabíveis. Ainda segundo o órgão, o caso é considerado suspeito e só será confirmado ou não após o resultado dos exames pelo Instituto Adolfo Lutz.

Febre maculosa

A doença é provocada pelo carrapato-estrela e pode levar o paciente à morte. A pessoa infectada precisa de tratamento rápido logo após a confirmação do diagnóstico, antes do aparecimento das máculas (manchas pelo corpo), que normalmente surgem quando o quadro é considerado avançado e de difícil reversão.

Entre os principais sintomas da doença estão febre moderada ou alta, dor de cabeça, dores pelo corpo e manchas, principalmente na palma das mãos e na planta dos pés.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet