Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Dormir com o bebê aumenta riscos de morte súbita, diz estudo

No Brasil, estima-se que aproximadamente 3 mil bebês são vítimas de morte súbita por ano. De acordo com pesquisas, o risco é mais elevado em crianças que estão nos primeiros meses de vida e que dormem junto com os pais.


As causas da morte súbita de recém-nascidos ainda não estão tão claras para os médicos, o que gera dúvidas e acaba dando espaço para inúmeros mitos e superstições. Mas um estudo realizado nos EUA, que foi publicado no site da Academia Americana de Pediatria, traz informações importantes sobre o assunto. Problema é responsável pela morte de 3 mil crianças por ano no Brasil.

De acordo com a pesquisa, o hábito dos pais de dormir com o bebê, que é muito frequente nos primeiros meses de vida, é um dos fatores de risco mais importantes para a morte súbita em bebês com menos de um ano. Segundo os pesquisadores, 7 em cada 10 bebês estavam dormindo na mesma cama como um adulto quando morreram.

Este estudo foi realizado entre 2004 e 2012 com 8.207 crianças (sem doenças constatadas) e que morreu durante o sono. Os autores encontraram diferença nos casos de crianças em relação à idade. Os mais novos (com menos de 3 meses) são as principais vítimas de morte súbita ao dormir com um adulto, sendo 73% dos casos. Já os bebês mais velhos (de 4 meses a 1 ano) representam 58,9% das mortes súbitas. A idade média de morte é de aproximadamente 2 meses. Por isso, é muito importante evitar dormir com os bebês nos primeiros meses de vida, pois eles são considerados mais vulneráveis.

Morte súbita em bebês: uma suspeita recorrente

Não é a primeira vez que a morte súbita em bebês é relacionada ao hábito de dormir com adultos. De acordo com outro estudo publicado no jornal British Medical em 2013, o risco de morte súbita é multiplicado por cinco em crianças menores de três meses que dormem na mesma cama que seus pais.

A posição do bebê durante o sono é outro fator de risco para morte súbita. A mortalidade tem diminuído nos países ocidentais a partir dos anos 1990, quando os pais começaram a ser incentivados a colocar os bebês para dormir com a barriga para cima. No entanto, no caso dos bebês um pouco mais grandinhos, é muito comum encontra-los de bruços após uma mudança de posição durante o sono. Isso também aumenta o risco de morte por sufocamento com brinquedos macios e cobertores presentes em seu berço.

Para evitar esses acidentes trágicos, Pediatras e especialistas recomendam que os pais coloquem os bebês com menos de um ano para dormir com a barriga para cima, em um berço rígido com um colchão firme sem travesseiro ou edredom. A temperatura ideal é entre 18 e 20°C.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet