Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sejusp realiza debate sobre metodologia de assistência a reeducandos

Novos rumos na abordagem e a metodologia assistencial aos condenados das unidades prisionais de Mato Grosso é um dos temas debatidos durante do 2º Seminário sobre a Metodologia da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) nesta quinta-feira (16), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Cuiabá.


Realizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública, em parceria com a APAC/MT, Ministério Público, Assembleia Legislativa e CGJ, o evento reúne autoridades, diretores de penitenciárias e agentes prisionais para conhecer e implementar a metodologia de atendimento da associação aos reeducandos do estado.

Para a presidente da Apac em Mato Grosso, Sandra Carolino Severo, a tônica do evento é a promoção e conscientização das atividades realizadas pela associação de apoio ao condenado, investindo em projetos de ressocialização já desenvolvidos nas unidades mato-grossenses. "Estamos mostrando aos agentes sociais que trabalham direta ou indiretamente nestes espaços um pouco do que já é realizado dentro das unidades e são exemplos em estados como Minas Gerais, além do apontamento de novas diretrizes para a reinserção social do reeducando".

Como convidados para compartilhar experiências, o seminário contou com a presença do juiz de Direito e coordenador do projeto Novos Rumos, Paulo Antonio de Carvalho e o presidente da APAC em Itaúna/MG e diretor executivo da Federação Brasileira de Assistência ao Condenado (Febrac), Valdecir Antonio Ferreira. Segundo Valdecir, a participação de todos os agentes sociais é importante. "Dada sua magnitude, Mato Grosso não pode ficar de fora da tomada de consciência para a reinserção. Deve-se ter sensibilidade para construirmos uma realidade melhor para o sistema carcerário nacional", comentou.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, reafirmou na mesa de abertura do evento o compromisso do Estado com a melhoria no sistema prisional. O Governo não mede esforços para a adequação e ampliação de vagas em Mato Grosso. Mas não podemos deixar de lado a importância das atividades de reinserção do reeducando, que é o objeto primordial para o retorno com dignidade ao condenado", concluiu.

O II Seminário sobre a Metodologia da APAC vai até as 18h desta quinta-feira (16).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet