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Terça-feira, 07 de maio de 2024

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transculturais afro

Ilmo. (a) Senhor (a). Venho através deste e - mail solicitar a gentileza de divulgar que estão abertas as inscrições para: CURSO DE EXTENSÃO DIÁLOGOS TRANSCULTURAIS AFRO - AMERÍNDIOS.- ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA – As inscrições serão feitas no Departamento de Antropologia da UFMT. Dia 21/07/2009 a 07/08/2009 das 08: 00 horas na Secretaria do Museu Rondon. No período Matutino. Com o estagiário Eduzio e Josy. O CURSO É GRATUITO. Entretanto estamos solicitando a doação de um livro para criarmos uma biblioteca setorial de Ciências Sociais. Professores devem apresentar identificação e alunos suas matriculas para fazer as inscrições no Curso. Segue em anexo a programação do Curso Certos de contar com sua colaboração Professora Dra. Adiléa De Lamônica Y Navarro. Coordenadora do Curso de Extensão Departamento de Antropologia da UFMT Contatos: adileadelamonica@uol.com.br adileadelamonica@yahoo.com 36158476 – Departamento de Antropologia Segue em anexo o Programa do Curso Saudações Humanitárias e Fraternais PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO CURSO DE EXTENSÃO DIÁLOGOS TRANSCULTURAIS AFRO- AMERÍNDIOS ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA - ÓRGÃOS PROPONENTES: Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Antropologia ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MUSEU RONDON - ASAMUR GRUPO DE PESQUISA SOBRE AS POPULAÇÕES AFRO - AMERÍNDIO DA AMÉRICA LATINA – GRUPPAAAL/UFMT/CNPQ. APPA IMUNE SEDUC/MT Responsável pelo Curso: Professora Dra. Adiléa De Lamônica y Navarro JUSTIFICATIVA Estudar, analisar e interpretar as sociedades afro- ameríndias a partir das suas produções culturais, simbólicas, materiais e imateriais. Bem como estabelecer diálogos entre as questões relativas a cidadania, economia,política, produção científica, história, literatura , o meio ambiente e a produção imagética. Carga horária: 120 horas. Ministrada em dois semestres Numero de vagas: 80 vagas – 40 da comunidade e 40 da UFMT. Órgãos preponentes: Departamento de Antropologia/ Museu Rondon/UFMT/ ASAMUR /GRUPPAAAL/UFMT/CNPq. /APPA/IMUNE Curso Gratuito. Para fazer a inscrição é necessária a doação de um livro para o acervo do NÚCLEO DE ESTUDOS E REFERÊNCIA DA CULTURA AFRO - AMERÍNDIA Inscrição: dia 21/07/2009 a 07/08/2009 das 08: 00 horas na Secretaria do Museu Rondon. Modulo I Inicio de 14/08/2009 a 11/12/2009 Local: ICHS/UFMT. Dias: Sexta – Feira Horário: 19 as 22:00 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA TEMÁTICA DE ÁFRICA 1. A África e seu legado histórico-cultural: berço da humanidade e da civilização; 2. A África e os africanos: tradição e modernidade; 3. As guerras, os impérios e a hegemonia cultural no continente africano; 4. A África e o Brasil: irmanados pelo tráfico e pelo Atlântico; 5. O africano, o negro, o afro-brasileiro e o afrodescendente: identidades cultural, social e étnico-racial; 6. A diáspora africana no Brasil, o pan-africanismo e a negritude; 7. Religiões, religião e produção da memória e da identidade dos antigos e dos ancestrais; 8. Leituras antropológicas do imaginário e da história sobre o afrodescendente; 9. Cultura e civilização africana e afro-brasileira; oralidade, tradição e escrita e a construção das hegemonias culturais e políticas; políticas públicas, cidadania e as relações étnico-raciais na contemporaneidade. 10. Relações interétnicas, Identidade étnica e trasnculturalidade entre negros e índios em MT. Modulo II Inicio de 06/03/2010 a 10/07/2010 Local: APPA – Associação dos Produtores e Produtoras Artesanais de Chapada dos Guimarães / Chapada dos Guimarães/MT Dias: Sábado Horário: 14 as 18: 00 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA TEMÁTICA DE AMERÍNDIA 1 - Dados Gerais Sobre Populações “Indígenas” e o Campo Intelectual Etnológico. 2. “Índio”: Reflexões Críticas e Histórico de uma Categoria Colonial 3 - Indigenismo: Agências de Estado e Administração de Populações, Antropologia e Movimento Indígena. 4 - Relatos de Viajantes e Naturalistas: Usos e Abusos 5 - Artes Verbais e Etnomusicologia 6- Usos e Abusos de Imagens dos Índios no Cinema 7 - Índios e Negros no Pensamento Social Brasileiro 8- Índios e Negros e a Identidade Nacional Brasileira 9 - Índios e Negros na Fronteira Oeste de Colonização 10 – Educação e diversidades étnicas METODOLOGIA DE ENSINO 1. Aulas expositivas, 2. Seminários, 3. Trabalhos e estudos dirigidos, 4. Vídeo – Aula 5. Aula de Campo Produção do Caderno: AS RELAÇÕES INTERÉTNICAS E IDENTIDADES ÉTNICAS EM MT
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