Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Revista do MIT cita exoesqueleto como 'fracasso' na área de tecnologia

Revista do MIT cita exoesqueleto como 'fracasso' na área de tecnologia

Publicação 'MIT Technology Review' elegeu fracassos de 2014.

Brasileiro Miguel Nicolelis, líder da pesquisa, diz que não há embasamento.

Uma lista publicada no site da revista "MIT Technology Review" sobre os "principais fracassos" na área de tecnologia de 2014 citou o exoesqueleto em desenvolvimento pela equipe do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis como uma das decepções do ano. A publicação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, mencionou a rapidez da apresentação do equipamento na abertura da Copa do Mundo em São Paulo. Em nota enviada ao G1, o cientista ressaltou que a lista "não possui qualquer embasamento científico".

O texto da revista cita que as câmeras mostraram a demonstração da nova tecnologia por apenas três segundos, "somente o suficiente para ver uma bola rolando em uma rampa e um homem paralisado, escorado por dois assistentes, erguendo os punhos em triunfo". O artigo diz ainda que, para os telespecadores, foi difícil saber o que realmente aconteceu. "Em vez de fazer um homem levantar de uma cadeira de rodas e andar, o exoesqueleto pareceu ter atingido uma tarefa mais simples de mover um de seus pés para frente para bater na bola."

Nicolelis afirma que o exoesqueleto é a materialização tecnológica mais avançada do desenvolvimento da interface cérebro-máquina e lembra que ele faz parte de um projeto maior, o "Andar de novo", que busca desenvolver uma tecnologia que permita que pessoas com mobilidade restrita voltem a andar por meio de ações controladas pelo cérebro.

"O exoesqueleto foi a primeira etapa do projeto e já consideramos uma conquista para a ciência. Para os pacientes paraplégicos, o gesto torna-se um grande avanço." Ele afirma ainda que novos resultados do projeto serão apresentados à comunidade científica nos próximos meses.

Também foram citados na lista do "MIT Technology Review" o Google Glass, a moeda virtual Bitcoin, uma pesquisa que fraudou a descoberta de uma tecnologia nova para produzir células-tronco pluripotentes, entre outros projetos. O editor Antonio Regalado, autor da lista, foi procurado pela reportagem do G1, mas não se manifestou até o momento.

Leia, na íntegra, o comentário de Nicolelis sobre o assunto:

O exoesqueleto é materialização tecnológica mais avançada do desenvolvimento da interface cérebro-máquina. Um trabalho em conjunto com 156 profissionais de diversas áreas, de 25 nacionalidades, que finalizaram, em tempo recorde, um estudo dessa magnitude. O exoesqueleto faz parte de um projeto maior, o "Andar de novo", que visa desenvolver uma tecnologia que permita pessoas com mobilidade restringida – como paraplégicos – voltar a andar por meio de ações controladas pelo cérebro. O exoesqueleto foi a primeira etapa do projeto e já consideramos uma conquista para a ciência. Para os pacientes paraplégicos, o gesto torna-se um grande avanço.

O mesmo exoesqueleto nos deu notoriedade no Google, como o único projeto científico citado na retrospectiva 2014 que mostra os principais feitos que concederam esperança ao mundo –vídeo assistido por mais de 23 milhões de pessoas. Além disso, o Encontro Anual da Sociedade Americana de Neurociência - Society for Neuroscience (SfN) – destacou o exoesqueleto como um dos principais apresentações do evento e o incluiu em uma das suas conferências de imprensa.

Já o The Verge - site norte-americano de notícias, referência em ciência, tecnologia, arte e cultura – me identificou como uma das 50 personalidades mundiais de 2014, também por conta do “Andar de novo”. Os resultados do estudo e do exoesqueleto serão apresentados à comunidade científica nos próximos meses. Por fim, vale ressaltar que a lista publicada pela Technology Review não possui qualquer embasamento científico de dados e resultados e não teve acesso aos detalhes do projeto “Andar de novo”.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet