Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Insatisfeito, Barcelona procura brecha em punição da FIFA para contratar

Insatisfeito e se negando a aceitar a punição da FIFA de não poder contratar até o ano que vem, oBarcelona segue buscando formas de reverter a situação. Penalizado pela entidade máxima do futebol por ilegalidades em transferências de menores de idade, o clube catalão acredita ter achado uma brecha na suspensão.


O Barcelona não pode fazer movimentações que necessitem de regulamentação da FIFA, mas a entidade não pode impedir o clube de qualquer outra atuação. O que significa, por exemplo, que os catalães podem assinar contrato de trabalho com um novo jogador, mas não poderiam inscrever como atleta do time até o início de fevereiro de 2016.

Segundo o jornal "Mundo Deportivo", o Barça tenta agora se movimentar dentro deste cenário, e entender o que pode ou não fazer, embora nenhum diretor da instituição confirme oficialmente que o movimento aconteça nos bastidores. Tendo em vista que dificilmente um atleta de alto nível aceite se transferir para ficar um ano ou seis meses sem atuar, o presidente Josep Maria Bartomeu busca soluções.

Uma das possibilidades vislumbradas pelo Barcelona é a de contratar um jogador, e entrar em acordo com o clube de origem para deixá-lo atuando onde está até fevereiro do ano que vem - os catalães teriam que pagar o valor e negociar quem bancaria o salário do atleta. A possibilidade de comprar o jogador e emprestá-lo a outro clube não existe, já que o time de origem teria de dar baixa na inscrição do jogador na FIFA, e o Barça registrá-lo antes de repassá-lo.

Para exemplificar: um dos jogadores que o Barcelona possui interesse é o meia colombiano Cuadrado, da Fiorentina. O clube catalão pode comprar o atleta, fazer um contrato de trabalho, mas deixá-lo registrado como jogador da Fiorentina na FIFA, e deixá-lo cedido por empréstimo no clube italiano - com os dois clubes tendo de entrar em acordo sobre quem pagaria os salários até fevereiro de 2016. O que o Barça não pode é comprar Cuadrado, tirá-lo da Fiorentina, e deixá-lo emprestado em outro clube.

A opção de comprar um jogador e deixá-lo apenas treinando com o time até o meio da próxima temporada também não está descartada. Seria algo parecido com o que aconteceu com Luis Suárez, que chegou ao clube e agosto e só estreou no final de outubro, mas o atleta também estava sancionado pela FIFA e não poderia atuar em lugar algum. 

Há um outro caso famoso na história do Barça. Depois da Copa do Mundo de 1966, os catalães contrataram o atacante Silva, do Flamengo. Impedido de registrar o jogador por proibição da federação, que limitava o número de estrangeiros, o Barcelona pagou o salário do brasileiro por um ano até que pudesse atuar - e nesse período nasceu a lendária piada na Catalunha de que Da Silva seria o motorista do presidente do Barcelona.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet