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Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Professor Juacy assume Ouvidoria com novas propostas

A Ouvidoria Geral do Município está de cara nova. O órgão que funciona como canal de manifestações do povo em relação aos serviços da Prefeitura de Cuiabá tem um novo ombudsman: é o professor sociólogo Juacy da Silva. Ele assumiu o cargo no dia 15 de julho e é o terceiro ouvidor do município escolhido pelo prefeito Wilson Santos. Participante de movimentos comunitários, Juacy afirma que a proposta da nova gestão é incrementar ações mais alternativas nas soluções dos problemas e trazer a Ouvidoria mais próxima do povo.


“O objetivo é identificar com mais eficiência as reclamações e melhorar a qualidade do serviço. Para isso serão confeccionadas caixas para que os munícipes depositem as manifestações. Elas serão instaladas no Prédio da Prefeitura, Distrito da Guia, na associação de moradores do bairro do Coxipó (Ucam), e nas regionais, Sul, Norte, Leste e Oeste de Cuiabá. A Ouvidoria também estará presente nos projetos sociais, como o Prefeitura em Movimento e Mutirão Solidário”.

Outra proposta bem adiantada, segundo Juacy, é o Ouvidoria itinerante, que se deslocaria da Prefeitura para os bairros e praças. “A equipe da Ouvidoria pretendente estabelecer um cronograma, com o objetivo de visitar cada semana um bairro ou praça da Capital, dessa forma daremos mais agilidade nas soluções dos problemas. É importante ressaltar que manteremos contato constante com os veículos de comunicação (TVs, jornais impressos e rádios), pois estes recebem diversas manifestações em relação aos setores da Prefeitura.

Papel do ombudsman – Tem como objetivo representar o povo frente ao poder público, canalizando as reclamações e as encaminhando para os órgãos competentes.

Cuiabá é o primeiro município brasileiro a introduzir a figura do Ombudsman, que agrega um novo valor ao trabalho do Ouvidor Geral do Município. Além de desempenhar as tarefas inerentes à gestão da Ouvidoria, o Ombudsman publica quinzenalmente uma coluna nos principais jornais com críticas e sugestões para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela prefeitura. Este profissional não pode ser destituído a não ser em decorrência de conduta incompatível com o exercício das funções do cargo, devidamente comprovada em procedimento próprio. Possui mandato de um ano, podendo ser renovável por mais um.

Para acionar diretamente o Ombudsman, mande mensagem para ouvidoriageral@cuiaba.mt.gov.br ou pelo telefone 0800 64 01 56.
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