Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Gripe em MT

Estratégia contra gripe suína é intensificar informação e capacitação

As duas principais ações estratégicas do governo de Mato Grosso contra o vírus da Influenza A (H1N1), chamado de Gripe Suína, são a informação e a capacitação, segundo Oscar Campos, superintendente interino da vigilância sanitária em Saúde de Mato Grosso.


Com a confirmação do Ministério da Saúde, há poucos dias, sobre a transmissão sustentada do vírus dentro do país, a Secretaria de Saúde do Estado reativou um grupo técnico para dar finalização a um plano de contingência da gripe.

Estratégias de contingenciamento também estão sendo implantadas em áreas mais críticas do Estado, como os municípios de Cáceres e Rondonópolis. O primeiro por ser território de fronteira com a Bolívia e, o segundo por porta de entrada de pessoas de outros estados do país.

Oscar alerta que, nesta época do ano, muitos brasileiros e mato-grossenses que estudam na Bolívia voltam de férias para casa, e que a situação está tendo atenção das autoridades da área da saúde.

A intensificação da capacitação dos profissionais da saúde também é prioridade neste momento. Há cerca de um mês muitos profissionais já foram capacitados sobre a Gripe Suína e, na próxima semana, receberão uma atualização. Campos informa que a capacitação aos profissionais do Estado vai continuar ocorrendo para que os pacientes com o vírus possam ser atendidos de maneira adequada nos postos de saúde e hospitais.

Até agora, Mato Grosso já tem 53 casos da Gripe Suína notificados, dos quais nove já foram confirmados. Oito casos aguardam resultado e 36 foram descartados.

Leia também:

MT registra três novos casos de gripe suína; total chega a nove
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet