Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Especialista dá dicas sobre cuidados com a pele e ensina máscara facial

Diante de inúmeras tarefas cotidianas, os cuidados com a pele facial muitas vezes são deixados de lado pelas mulheres. Mas, para garantir uma aparência saudável, a pele deve ser higienizada diariamente. A esteticista e farmacêutica de Sorocaba (SP), pós-graduada em cosmetologia, Roseli Raszl, explica como realizar o procedimento corretamente e ensina a receita de uma máscara de argila desintoxicante.


Ela afirma que manter uma rotina de limpeza previne o surgimento da acne e é primordial para obter uma pele saudável. “A poluição, a oleosidade natural da pele, colocar as mãos no rosto sem lavar, dormir com maquiagem... Tudo isso ajuda que as impurezas sejam retidas”, diz. As etapas básicas são: lavagem, tonificação e hidratação.

Mas a cosmetóloga alerta que é necessário estar atento a algumas características na hora de escolher os produtos. “Além de observar o prazo de validade, é importante comprar marcas confiáveis e ler as indicações e contraindicações. O produto também deve ser adequado à idade, ao tipo de pele”, afirma.

O primeiro passo da higienização é lavar o rosto com sabonete neutro. Em seguida, aplicar a loção tônica, responsável pelo equilíbrio do pH e encolhimento dos poros, e um hidratante facial para beneficiar a elasticidade. Para finalizar, a pessoa deve passar um filtro solar adequado. No caso de acne, pode ser acrescentada a aplicação de um secativo após a loção tônica.

O procedimento de limpeza deve ser realizado de duas a três vezes ao dia. “Ao levantar e antes de dormir, mas é indicado também repetir após o almoço porque a proteção acaba saindo quando escovamos o dente, por exemplo”, esclarece Roseli.

Esfoliação
Outro procedimento que integra a higienização facial é a esfoliação. Segundo a cosmetóloga, este deve ser realizado apenas uma vez por semana e antes do banho. “A pele está em constante renovação celular. A esfoliação ajuda a acelerar essa renovação, removendo as células mortas, ou seja, a camada queratinizada. Mas não pode ser feita em excesso”.

Antes de iniciar a esfoliação, o rosto deve ser lavado com sabonete. O esfoliante é aplicado em seguida fazendo movimento circulares durante três minutos. Roseli destaca que no mercado podem ser encontrados sabonetes líquidos que são esfoliantes e substituem a necessidade da compra de dois produtos.

Sobre esfoliantes naturais, a cosmetóloga alerta: “Existem receitas caseiras que as pessoas fazem e não são adequadas. O fubá com água, por exemplo, tem grânulos muito grandes e podem ser agressivos à pele. Usar metade de uma laranja com açúcar refinado, colocar pepino... Comer essas frutas e legumes é melhor que colocá-las na pele."

Após a esfoliação, ela recomenda aplicar uma máscara de argila verde. Entre os benefícios estão a eliminação de toxinas, redução da oleosidade e clareamento.

Confira um passo a passo de como fazer e aplicar a máscara:

Material: um pacote de argila verde em pó, um recipiente, uma colher e água. A argila em pó pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Após colocar duas colheres de argila verde em pó em um recipiente, despeje água filtrada aos poucos. A mistura deve ficar com consistência de pasta cremosa. Em seguida, mexa com a colher até atingir o ponto.

Com os dedos, aplique a máscara em todo o rosto, deixando descobertas as regiões dos olhos, boca e vias nasais. O movimento deve ser de dentro para fora. Após a aplicação, descanse por alguns minutos. A máscara não deve ficar no rosto por mais de 15 minutos. Retire o produto com água morna ou fria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet