Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Cultura

Patrimônio histórico e artístico de municípios é avaliado

Uma equipe da Coordenação de Patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura deve visitar neste mês os municípios de Peixoto do Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Rosário Oeste e Terra Nova do Norte. A visita é resultado de um primeiro contato com estes municípios ocorrido no mês de fevereiro de 2009, quando a equipe realizou uma vistoria nos patrimônios materiais e imateriais dessas localidades.


No retorno a equipe deverá realizar palestras explicativas sobre Patrimônio Histórico, Museus e acervos e a importância dos tombamentos para a educação patrimonial de um povo. Além do tombamento, a equipe da SEC se encarrega de mapear tudo o que se considera como patrimônio material: ruas, casas, praças, cachoeiras, rios, pinturas rupestres, entre outras. Além do patrimônio material, a SEC também busca o patrimônio imaterial, que consiste nas manifestações culturais de um povo (músicas, danças, mitos, lendas, fazeres, memória, etc.)

Guarantã do Norte traz um típico exemplo que mescla o Patrimônio Material e Imaterial do município. A equipe encontrou na cidade uma capela em miniatura construída na frente de uma residência. A construção teria acontecido por causa de uma promessa e logo passou a fazer parte das manifestações religiosas da região. Segundo os relatos a construção da capela tem uma relação direta, com a igreja do local.

Já em Peixoto do Azevedo foram vistoriadas casas, igreja, cachoeiras e a rua comercial que data o período do garimpo na região; em Matupá, também foram visitadas a primeira escola (construída antes mesmo da existência do município) e a primeira igreja católica; em Terra Nova do Norte, o patrimônio encontrado foi o local e o objeto que simboliza o marco da criação do município – uma cruz que está localizada onde a povoação de Terra Nova do Norte deveria ter iniciado. Em Rosário Oeste, um dos municípios mais antigos visitados pela equipe nesta viagem, a intenção é de realizar o tombamento de praças e casas. Uma informação importante que é levada e é esclarecida durante as visitas, é que o que torna um local ou imóvel patrimônio não é o tempo de existência, mas sim a importância que todas elas tem para a história e memória das comunidades.




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet