Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Cuidados

Cientistas, produtores e governo finalizam documento para preservação de áreas úmidas em MT

Cientistas, produtores e governo finalizam documento para preservação de áreas úmidas em MT
Na próxima sexta-feira, 24, cientistas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que integram o Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e o Instituto Nacional de Áreas Úmidas (INAU) voltam a se reunir para finalizar o documento de acordo científico e técnico sobre aspectos conceituais de áreas úmidas para o desenvolvimento de uma política no Estado de Mato Grosso, atendendo ao Código Florestal (Lei 12651- 2012) e Convenção Ramsar (1971).


Leia Mais:
Juíza federal nega pedido de vereador para anular multas de radares na Miguel Sutil

O encontro  contará com representantes de organizações governamentais ligados ao Meio Ambiente e Organizações não governamentais (Ongs), além de proprietários rurais e pantaneiros.   A oficina será realizada no Veneza Palace Hotel, em Cuiabá, das 8h30 às 17h.

De acordo com o CPP, o Brasil é signatário, desde os anos 1990 da Convenção de Ramsar. Dentre as obrigações assumidas àquela época e ainda não cumpridas, estão a delimitação e a classificação das Áreas Úmidas nacionais, que estima-se em 20% do nosso território. Pesquisadores apontam que 15% do estado de Mato Grosso seja formado por áreas úmidas.

 Conforme assessoria, os cientistas da UFMT lideraram um grupo de 14 pesquisadores, provenientes de todas as regiões do Brasil e, como produto deste esforço conjunto, escreveram  o livro “Classificação e Delineamento de Áreas Úmidas Brasileiras. A publicação foi lançada no mês passado durante audiência pública na Assembleia Legislativa. O livro é uma contribuição da comunidade científica para a tomada de decisão para subsidiar políticas públicas visando o uso sustentável das Áreas Úmidas. Atualmente, estes cientistas estão realizando uma série de oficinas de trabalho, com a finalidade de adequar jurídica e sócio-economicamente a proposta científica.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet