Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Lula diz que acordo mostra disposição da melhoria das relações entre Brasil e Paraguai

O que era para ser uma entrevista coletiva dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Fernando Lugo, depois do encontro bilateral neste sábado (25), acabou se transformando apenas na leitura de um comunicado conjunto intitulado Construindo uma nova etapa na relação bilateral. Ao final da leitura do comunicado, Lula driblou o cerimonial e pegou o microfone para comemorar o consenso sobre a Hidrelétrica Binacional de Itaipu.


“O título da declaração demonstra, por si só, a disposição do Paraguai e do Brasil subirem alguns degraus na melhoria das relações entre o Estado brasileiro e o Estado paraguaio”, afirmou Lula no início de seu discurso de improviso. O presidente defendeu o processo de integração regional e reconheceu a responsabilidade do Brasil e da Argentina na redução de assimetrias com os sócios menores – Paraguai e Uruguai.

“Não interessa que o Brasil cresça e se desenvolva se seus parceiros não crescerem e não se desenvolverem”, disse Lula, lembrando as negociações entre o Brasil e a Bolívia por ocasião da nacionalização das reservas de gás e petróleo bolivianas. “Não faltaram brasileiros que queriam que nós endurecêssemos com relação aos companheiros da Bolívia. E eu sempre achei que um país tem que respeitar o outro para construir os acordos necessários para a manutenção da paz”, ressaltou.

É nesse contexto que entram as concessões feitas pelo governo brasileiro nas negociações sobre a Hidrelétrica de Itaipu. “Estou convencido que esse é um acordo histórico entre nós. Que nós governantes não podemos permitir que a carga ideológica de determinados tempos perpasse sempre a idéia de que acordos são impossíveis, de que um país é vítima do outro”, afirmou.

Fernando Lugo lembrou que tinha bandeiras “específicas” de campanha – a principal delas era a revisão do Tratado de Itaipu – e agradeceu a predisposição de negociação do governo brasileiro. “Estou seguro que nem todos no Brasil nem todos no Paraguai estarão satisfeitos com essa declaração conjunta, mas faz parte de um processo importante nas relações com o país irmão Brasil”, discursou o presidente paraguaio.

“Esta não é uma relação nem é um acordo onde uns perdem e outros ganham, nem vencedores nem vencidos. Aqui, sempre pensamos que os dois países têm que ganhar para o bem de nossos países e de nossos povos e para o bem de toda a região”, completou. “Aqui não há ganhador nem perdedor, Lula, ganhamos todos”, reiterou Lugo.

Os dois presidentes decidiram se encontrar a cada três meses para tratar de temas bilaterais – mesma freqüência com que o Brasil se reúne com o venezuelano Hugo Chavez. Já no próximo encontro, Lula e Lugo deverão aprofundar o que ficou acertado hoje (25) sobre Itaipu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet