Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

SpaceX testa com êxito sistema de ejeção de futuros astronautas

Foto: Red Huber/Orlando Sentinel/AP

Cápsula Dragon, da SpaceX, durante teste em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos

Cápsula Dragon, da SpaceX, durante teste em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos

A empresa californiana SpaceX testou com sucesso nesta quarta-feira (6) um sistema de ejeção que permitirá futuras tripulações de sua cápsula espacial Dragon V-2 arremeter sem danos no oceano em caso de falha do lançador de foguetes no momento da decolagem.


A cápsula experimental não-tripulada, equipada com 270 captores e que tinha a bordo como único passageiro um manequim, desprendeu-se de sua plataforma de lançamento na base aérea de Cabo Canaveral (Flórida) às 9h (10h de Brasília), como previsto, de acordo com imagens transmitidas ao vivo pela televisão da agência espacial americana, a Nasa.

O teste durou apenas 90 segundos. A cápsula Dragon V-2 e seu sistema de ejeção foram impulsionadas por oito motores SuperDraco a cerca de 1.500 metros de altitude.

O sistema de ejeção se separou da Dragon que, pouco depois, abriu três grandes paraquedas vermelho e branco para pousar suavemente no Atlântico, a cerca de 1,5 quilômetro da costa.

Este sistema é similar ao mecanismo de ejecção do assento de um piloto de um caça, exceto que, neste caso, a cápsula e a sua equipe que são ejetadas, explica a SpaceX.

A nave Dragon V-2 deve, a partir do final de 2017, transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS), como parte de um contrato de 2.600 milhões de dólares assinado com a Nasa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet