Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Cultura

Reunião aberta discute plano de trabalho da cultura de Cuiabá

O Conselho da Cultura de Cuiabá realiza nesta sexta-feira e sábado ( 6 e 7),  uma reunião aberta, a partir das 8h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc),no  centro histórico. Na pauta, Plano Municipal de Cultura; Fórum Permanente do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Cuiabá; Edital da Lei Municipal de Cultura; Orçamento Participativo; e Planejamento Estratégico.


Estão confirmadas as participações do secretário da Cultura de Cuiabá, Mario Olimpio, também presidente do Conselho, do secretário  estadual de Cultura, Paulo Pitaluga e do chefe da sub-regional do IPHAN de Mato Grosso, Cláudio Quoos Conte. A reunião é aberta a entidades de classes, coletivos, enfim, a toda comunidade. Para participar, basta fazer a inscrição no Misc, com direito a certificado.

Após as inscrições, que serão gratuitas, terão início os trabalhos, com a apresentação do plano de governo e planejamento estratégico pelo secretário Mario Olimpio. O tema Plano Municipal da Cultura de Cuiabá de 2009 a 2011, será objeto de discussão no período da tarde. Finalizando o primeiro dia de reunião, a pauta Fórum Permanente do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Cuiabá.

No sábado, a partir das 8h, será debatido o Edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura 2009. Após o intervalo para almoço, o assunto é Orçamento Participativo.


A construção democrática do plano de governo da cultura de Cuiabá integra o ideal de gestão compartilhada conduzida pela Secretaria da Cultura de Cuiabá (SMC). Para tanto, é importante a participação de representantes dos mais diversos segmentos das artes e também da comunidade.



Fórum do Patrimônio

 – O patrimônio histórico de Cuiabá, seja material ou imaterial, está entre as prioridades no plano de governo do município. O objetivo é criar o Fórum Permanente do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Cuiabá, que recebeu apoio de Cláudio Quoos Conte, Chefe da Sub-regional do IPHAN de Mato Grosso e do Sebrae-MT.

O secretário da Cultura, Mario Olimpio, participou da iniciativa do Sebrae, Varejo que dá Certo, e apresentou o projeto do fórum. “Serão realizadas ações imediatas de gestão compartilhadas do centro histórico, caminhando para a formação do Fórum”, explicou Olimpio. Será mapeado o centro histórico e suas necessidades, alcançando a região central da cidade, Porto, São Gonçalo Beira-Rio, Distrito da Guia e Coxipó do Ouro. Nas manifestações imateriais destacam-se cururu, siriri, rasqueado, viola-de-cocho, cerâmica, pixé, paçoca de pilão, entre outras. 

“Mapeando essas manifestações geramos conhecimento, identificamos as necessidades. Um projeto que já existe e que tendo gestão compartilhada vai resultar em desenvolvimento. Vamos apoiar e criar outras ações”, destacou Olimpio, acrescentando que o fórum é um ambiente político e de ação de projetos da sociedade, no qual os envolvidos vão levantar recursos para financiamento de iniciativas. O fórum será instalado este mês e terá metas e prazos bem definidos. 

Programação 

Sexta-feira

8h – Inscrição
9h – Abertura dos trabalhos
Secretário da Cultura de Cuiabá Mario Olimpio
Secretário de Estado de Cultura Paulo Pitaluga
10h – Planejamento Estratégico – Secretário da Cultura de
Cuiabá, Mario Olimpio
12h às 14h – Intervalo para almoço
14h – Plano da Cultura de Cuiabá
16h30- Fórum Permanente do Patrimônio Histórico,
Artístico e Cultural de Cuiabá 

Sábado

8h – Edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura
12h – Intervalo para almoço
14h – Orçamento Participativo
16h – Conclusão dos trabalhos


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet