Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Cultura

UFMT será palco do Festival Mato-grossense da Canção Brasileira

Os campi da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) serão palcos das eliminatórias regionais do Festival Mato-grossense da Canção Brasileira. O evento, idealizado pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB/Bloco Independente), está previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano em Cuiabá, com eliminatórias nas cidades de Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop e Cáceres. 


A reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, foi bastante receptiva à ideia do evento e, de imediato, se prontificou em participar da organização do festival. Segundo a reitora, os departamentos de Arte, Música e Comunicação estarão inseridos na realização do Festival da Canção Brasileira. “A UFMT tem um forte cunho cultural, e um evento como este estimula toda a comunidade acadêmica a fomentar ainda mais a cultura em nosso Estado”. Além de sediar o festival, os profissionais de música da universidade farão a seleção dos inscritos.

Para o deputado Guilherme Maluf, a parceria com a UFMT faz com que o evento alcance proporções ainda maiores. “A participação da universidade é muito importante sob o aspecto estrutural e dá credibilidade e maior visibilidade pública ao festival”, diz o parlamentar, que está em busca de novos parceiros.

Segundo informações preliminares do regulamento, serão selecionadas 75 músicas para o festival, sendo 15 para cada cidade polo e 15 para Cuiabá, que também sediará uma etapa eliminatória. As cinco primeiras fases classificarão três músicas, já a final terá a participação de 15 finalistas. Cada participante poderá inscrever quantas músicas desejar. A taxa de inscrição prevista custará R$10,00 por música e deverá ser paga em depósito bancário. Os vencedores do festival receberão o prêmio em dinheiro.

De acordo com Guilherme Maluf, o Festival Mato-grossense da Canção Brasileira vai fomentar o setor musical, além de levar lazer à população de cada cidade por onde o evento passar, fomentando assim a cultura, o turismo e a economia local. "Um evento como esse traz benefícios para todo o Estado, principalmente às cidades que realizarão as eliminatórias”, finaliza o parlamentar.

Além da UFMT, instituições públicas e setores da área cultural do Estado também darão suas contribuições para a realização do festival, inclusive entidades culturais e empresas privadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet