Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

Após briga

Câmara recebe 14 pedidos de cassação contra vereador Marcrean Santos

Foto: Luiz Antônio Alves / Câmara de Cuiabá

Câmara recebe 14 pedidos de cassação contra vereador Marcrean Santos
A Câmara de Cuiabá recebeu 11 novos pedidos de cassação contra o vereador Marcrean Santos (PRTB) por quebra de decoro parlamentar. Os pedidos foram protocolados no início desta semana, ao todo são 14. O político se envolveu em uma briga, e foi acusado de agredir a socos o senhor  José Carlos da Silva, por causa de suposta discussão política que terminou com agressões verbas e, finalmente físicas.


Leia mais:
Câmara de Cuiabá deve ter mais uma batalha: Varanda vai pedir cassação de Marcrean Santos por quebra de decoro
 
Os pedidos foram feitos pelas associações dos bairros, Drº Fábio II, Dom Bosco, Jardim Imperial, Jardim 8 de Abrol, Bela Vista, Jardim Imperial, São Roque, Jardim Industriário, bem como Residencial Claudio Marquete e associação Comercial da Carmindo de Campos. Todos eles solicitaram a abertura de um procedimento disciplinar por quebra de decoro parlamentar e a cassação do mandato.
 
A Procuradoria do Parlamento já analisa outros três pedidos para emissão de parecer. Estes foram protocolados pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Renascer, José Carlos da Silva e pelas Associações dos bairros Renascer e Pedra 90, 2° etapa. O presidente do Legislativo, vereador Julio Pinheiro (PTB) acatou os novos pedidos e anexou aos demais. Com isto, tudo será centralizado em um único processo, já que todos possuem o mesmo pedido e a mesma causa.
 
Desta maneira, a Procuradoria deverá emitir um único parecer para todos os 14 pedidos. Os pareceres podem ser pelo arquivamento do pedido, bem como pode sugerir que o mesmo seja encaminhado apara averiguação da Comissão de Ética. Além disso, também pode concordar com o pedido de cassação do parlamentar. Se isso ocorrer, será instaurada uma Comissão para conduzir o processo.
 
Caso aconteça a criação de uma Comissão, ela será formada por meio de sorteio. O parecer dado pela Procuradoria precisará ser apreciado e votado em plenário.

Outro lado

A reportagem do Olhar Direto tentou entrar em contato com o vereador Marcrean Santos, porém, as ligações não foram atendidas.
 
O caso
 
Segundo boletim de ocorrência ao qual o Olhar Direto teve acesso, Marcrean Santos agrediu a socos o senhor José Carlos da Silva, por causa de suposta discussão política que descambou para torça de agressões verbais e, finalmente físicas. Como não se descobriu quem começou primeiro, os dois foram parar na Delegacia de Polícia Civil.
 
Depois de um início de mandato apagado, Marcrean Santos ganhou notoriedade no primeiro semestre deste ano, ao criar o Dia do Evangélico, em 31 de agosto, celebrado com feriado. O plenário da Câmara alterou e será comemorado como ponto facultativo – o feriado foi abolido.
 
O último cassado na Câmara Municipal foi o ex-vereador João Emanuel Moreira Lima, em abril do ano passado, após ser denunciado na Operação Aprendiz. Moreira Lima tinha sido presidente da Câmara de Cuiabá até novembro de 2013.

(Colaborou Ronaldo Pacheco)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet