Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Hemocentro

Campanha de Doação de Sangue do Dia dos Pais começa na próxima 4ª feira (05/08)

A comemoração dos Dia dos Pais no segundo domingo do mês já faz parte do calendário permanente de campanhas coletoras de sangue do MT-Hemocentro. Este ano a campanha...

A comemoração dos Dia dos Pais no segundo domingo do mês já faz parte do calendário permanente de campanhas coletoras de sangue do MT-Hemocentro. Este ano a campanha será lançada na quarta-feira, dia 05 de agosto, prosseguindo até o sábado (08/08). Os doadores de sangue receberão uma camiseta alusiva ao Dia dos Pais e à campanha de captação de sangue.


O MT - Hemocentro é uma unidade desconcentrada da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e aplica constantemente a política de controle e reposição dos estoques de sangue no Estado de Mato Grosso. Um dos melhores instrumentos para o cumprimento dessa política são as campanhas de doação de sangue que envolvem datas comemorativas com participação dos diversos segmentos da sociedade.

A abertura da campanha do Dia dos Pais será na Praça da República, quarta-feira (05/08), onde a Unidade Móvel do MT - Hemocentro ficará estacionada para receber as doações, de 8h às 17h30. No mesmo dia, de 18h30 às 22h o ônibus será deslocado para o pátio da Universidade de Várzea Grande (Univag) para que os universitários participem com doações de sangue.

Na quinta-feira (06/08) o ônibus do MT-Hemocentro estará estacionado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), das 8h às 16h30, na captação de doadores. Na sexta-feira (07/08) a Unidade Móvel volta à Praça da República, onde ficará durante todo o dia, de 8h às 17h30.

No sábado (08/08) a Unidade Móvel do Hemocentro ficará estacionada no Distrito Industrial, na empresa NOMA Implementos, de 8h00 às 11h30. No período vespertino, das 13h às 17h30, o ônibus se deslocará para o bairro Jardim Paulista (em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida), em Cuiabá.

Além dos locais já definidos pela campanha, o doador pode se dirigir até o MT- Hemocentro, de segunda à sexta-feira, de 7h às 17h30 e aos sábados de07h às 12h. No Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá o atendimento para doações de sangue é de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h.

A diretora do MT - Hemocentro, Eliana Raboni, explicou ainda que as campanhas de doação de sangue têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Quem doa sangue, além de praticar um ato de amor, demonstra um profundo senso humanitário e respeito ao próximo.

Neste sentido o MT- Hemocentro está sempre buscando facilitar o acesso de doadores a locais de doação de sangue. Em Várzea Grande, por exemplo, o grande número de solicitações de empresas e telefonemas de moradores levaram à disponibilização de uma Unidade Emergencial de Coleta no Postão-VG, às terças, quartas e quintas-feiras, no horário de 8h30 às 16h, no atendimento a doadores de sangue, explicou a Diretora do MT-Hemocentro.

INCENTIVOS - Por outro lado o Governo Federal criou vários incentivos para levar doadores a se apresentarem voluntariamente para doar sangue. A Lei 7.713, do ano de 2003, isenta doadores de sangue que façam a doação mais de três vezes, antes da data de publicação do edital, de pagar taxa de inscrição em concursos públicos estaduais. Já a Lei 8.547, de 2006, permite que doadores por mais de três vezes obtenham desconto de 50% no pagamento de entrada para eventos de vários tipos.

Os doadores de sangue que tenham feito doação por mais de três vezes, respeitados os prazos de descanso recomendados pelo MT-Hemocentro, recebem uma Carteirinha de Doador que pode ser usada para usufruir desses benefícios. Mas a Diretora do MT-Hemocentro disse que os incentivos não devem ser a razão principal de se doar sangue. "Quem doa sangue contribui salvando até 04 vidas em um único gesto de amor", completou Eliana.

EXAMES- Antes da doação de sangue é feito um exame clínico para garantir a saúde do doador. Após a doação o sangue coletado passa por uma bateria de testes para identificar o tipo sanguíneo e o fator RH, se o doador já teve ou está com hepatite tipo B ou C, sífilis, doença de chagas, HTLV e HIV. Caso for constatado algum fator positivo no sangue, ou seja, apresentar algum tipo de doença como anemia, pressão alta, hepatite, entre outros, o doador será encaminhado para alguma unidade da SES ou para os próprios médicos do MT-Hemocentro para tratamento adequado.

DOAÇÃO DE SANGUE- O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe nem resfriado, hepatite, DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano.

Doar sangue não implica em nenhum risco a saúde, pois o material utilizado é descartável, evitando assim qualquer tipo de contaminação. O doador deverá apresentar um documento de identificação e não estar em jejum no ato da doação. O MT-Hemocentro fica localizado na Rua 13 de junho, nº 1.055, no bairro do Porto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet