Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

Coordenador médico do Corinthians confirma que indica lipo a jogadores

A lipoaspiração de Ronaldo rendeu uma polêmica ainda maior. Joaquim Grava, coordenador do departamento médico do Corinthians, disse que já recomendou a retirada de gordura para alguns atletas, como Marcelinho e Neto, e defendeu a prática quando não é para fins puramente estéticos, garantindo que ela fará bem a Ronaldo.


"É excelente. O Marcelinho, quando indiquei para ele um especialista em 1997 ou 1998, ele tinha um depósito de gordura. Fez [a lipo] e melhorou o rendimento. Eu recomendei [a cirurgia] para o Neto em 1992. Não sei se outros clubes fazem isso, é algo sigiloso. Às vezes, outros fazem e ninguém fica sabendo", disse Grava, que, por questões éticas e médicas, não confirmou a lipo de Ronaldo.

"Não estou autorizado a falar sobre essa possível lipo. Se ele fez, não vai ter influência negativa nenhuma [ele se recupera ainda de uma cirurgia na mão esquerda]. Lógico que qualquer procedimento cirúrgico em um jogador precisa da indicação do médico do clube. Mas só com o Ronaldo para falar de lipo. Quarta ou quinta ele vai para o Corinthians. Deve dar uma coletiva", afirmou Grava à reportagem.

O médico foi criticado pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e pela SBME (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte) por indicar a lipoaspiração especialmente não sendo um especialista da área.

"Diferentemente do que está sendo divulgado pela imprensa a respeito da lipoaspiração à qual o jogador Ronaldo teria sido submetido, a SBOT e a SBME não indicam a lipoaspiração. Essa afirmação foi feita pelo médico Joaquim Grava nesta quinta-feira. Segundo as diretorias dessas entidades, esse procedimento é exclusivo da cirurgia plástica e deve ser indicado por médicos desta especialidade", diz um comunicado.

Grava disse que falou com Ronaldo ontem à noite e ele passa bem. "Ele me ligou na hora em que eu cheguei em casa, às 22h45. A mão desinchou, falei que ele poderia tirar uma tipoia. Ele tem um meio gesso na mão. Está bem. A consolidação da fratura leva de quatro a cinco semanas. Ele ficará cinco dias imobilizado. Depois, começa uma fisioterapia leve", falou Grava, que comparou a polêmica da lipo de Ronaldo com cirurgia feita em Carla Perez.

"Quem foi operado não é um jogador comum. A notícia saiu na Rússia. Operei o joelho da Carla Perez no auge dela em 1998 e inventaram que ela tinha colocado silicone no seio e no glúteo. Ficaram uma semana me ligando e eu só podia falar do joelho dela, pois ela tinha me autorizado", contou.

Segundo Grava, Ronaldo deve passar o resto da vida com as duas placas e os 12 parafusos na mão esquerda. "Você só tira a placa se incomoda. Titânio é para isso mesmo", falou o médico. Ele lembra que Ronaldo pode ter um inconveniente agora ao voar. "Em aeroporto, vai apitar [detector de metal]."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet