Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Economia

Bolsas asiáticas iniciam semana em baixa; Hong Kong cai 4,8%

A exemplo de sexta-feira, a maioria dos mercados da Ásia fechou em queda nesta segunda-feira. Pesou no sentimento dos investidores o mau momento vivido pela economia global, além de fatores internos de cada país. Não houve negociações na Malásia e na Indonésia por ser feriado.


As ações do peso pesado HSBC tombaram 24% à medida que investidores cortaram suas participações no banco, receosos da previsão de uma operação adversa e de uma adicional queda no valor dos papéis, com o lançamento de ações sem direito de subscrição na quinta-feira. Este movimento derrubou a Bolsa de Hong Kong, que atingiu o pior fechamento em mais de quatro meses. O índice Hang Seng caiu 576,94 pontos, ou 4,8%, e encerrou aos 11.344,58 pontos. 

As preocupações sobre a piora nos dados econômicos chineses de fevereiro, a serem anunciados esta semana e que podem mostrar o início de uma deflação, exacerbaram a decepção com a ausência de novas medidas de estímulo econômico por parte do governo. Por conta disso, as Bolsas da China fecharam em forte queda. O índice Xangai Composto perdeu 3,4% e encerrou aos 2.118,75 pontos. Já o Shenzhen Composto caiu 4% e terminou aos 686,47 pontos.

Os ganhos do dólar na Ásia mais do que ofuscaram o efeito da queda na taxa de paridade central dólar-yuan. Este movimento fez a moeda chinesa fechar estável em relação à unidade dos EUA. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8400 yuans, mesma cotação de sexta-feira.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em ligeira baixa por conta da realização de lucros, especialmente no setor tecnológico. O índice Taiwan Weighted caiu 0,6% e terminou aos 4.628,24 pontos, após atingir na semana passada o maior nível em dois meses.

Na Coreia do Sul, a valorização do won ajudou o índice Kospi a fechar em alta de 1,6%, aos 1.071,73 pontos.

Na Austrália, a alta das ações do setor de recursos minerais impediu que a Bolsa de Sydney fechasse em baixa, já que muitos setores tiveram queda. O índice S&P/ASX 200 avançou 0,3%, aos 3.154,5 pontos.

O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, caiu 1,5% e fechou aos 1.890,62 pontos.

Crescentes preocupações de uma prolongada recessão e de fracos resultados corporativos para o ano mantiveram investidores acuados na Bolsa de Cingapura, que fechou perto da maior baixa em seis anos. Acompanhando os demais mercados da região, o índice Strait Times recuou 3,7% e encerrou aos 1.456,95 pontos.

Na Tailândia, o índice SET da Bolsa de Bangcoc recuou 2% e fechou aos 411,27 pontos, seguindo o mau desempenho dos demais mercados regionais, liderado pelas perdas em blue chips de peso pesados dos setores de bancos e energia. As informações são da Dow Jones
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet