Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Cidades

levantamento

Com 41 execuções, mês de fevereiro é o mês mais violento dos últimos seis anos

Foto: Ronaldo Pacheco / Olhar Direto

Com 41 execuções, mês de fevereiro é o mês mais violento dos últimos seis anos
O número de execuções no mês de fevereiro de 2016 comparativamente ao mesmo período de 2015, aumentou em 90%.  Dados oficiais divulgados pela Polícia Judiciária Civil apontam 20 execuções no ano passado. Já em 2016, a contabilidade aponta que foram 39 assassinatos e ainda dois latrocínios, o que representa 41 mortes violentas.   

 
Leia Mais:
Tentativa de assalto a cartório na área central de Cuiabá termina com vigilante baleado

Uma análise da estatística oficial aponta ainda que este ano é o mais violento desde 2011, quando o levantamento apontou saldo de 42 execuções.
  
Na prática, as cidades de Cuiabá e de Várzea Grande registraram um homicídio em média a cada 16,7 horas, considerando apenas os assassinatos. Foram registradas 27 execuções na capital e outras 12 na segunda maior cidade do Estado. 
 
Chama atenção nos últimos meses, a prática de crimes com modo de operação semelhante. Mediante o emprego de veículos, em que os ocupantes (normalmente) agem durante a madrugada e executam a vítima com uma enorme quantidade de disparos.
 
O mais recente caso trata-se da aposentada Alzira do Nascimento Fonseca, de 71 anos.  A mulher foi morta com cinco disparos em frente a sua residência  no bairro da Manga, em Várzea Grande, por volta de 9h35 da manhã de segunda-feira, 29. Quatro homens, ocupando um Fiat Pálio, de cor branca, chegaram a frente da  casa e atiraram. Sem a menor chance de defesa a mulher morreu no local.  O carro empregado pelos criminosos não possuía placas dianteira.
 
A senhora Alzira é mãe de Edésio Fonseca, de 50 anos, também morto a tiros no último dia 11 de fevereiro em plena avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA). Ele e um amigo –Jony Muller Paranhos, de 28 anos, estavam em uma moto quando foram atacados por uma dupla de motociclistas.  O crime foi registrado por volta das 8h30 em frente ao supermercado Comper, em uma das principais vias da cidade.
 
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso, mas ainda não se confirmou uma ligação entre os dois crimes.
 
 Números
 
Em cinco anos os dados  divulgados pela PJC indicam que em 2010, foram 42 assassinatos. No ano seguinte, 22. Já 2012, o mês de fevereiro obteve o total de 25 execuções.  Em 2013, 20. No ano seguinte – 2014 – foram 37. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet