Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Saúde

Comitê de combate à dengue será remobilizado

O comitê de combate à Dengue será remobilizado em Mato Grosso devido aos índices insatisfatórios de redução dos casos da doença até este mês de agosto. O secretário de Saúde do Estado, Augustinho Moro, em entrevista ao Olhar Direto, avisa que no próximo dia 14 será realizada uma reunião do comitê para discutir estratégias no combate à doença.


Com o fim das chuvas, esperava-se uma redução mais significativa dos casos. “Os casos diminuíram sim, bastante, mas nem tanto quanto a gente esperava. Precisa diminuir ainda mais”, afima Moro.

Na reunião do comitê participam as autoridades estaduais, municipais, tanto das áreas da saúde como de outras pastas, bombeiros, exército, associações de bairro, sociedade em geral e diversas organizações da sociedade civil e pública. “É uma ação conjunta para tentar diminuir o número de casos”, explica o secretário.

Ele completa, dizendo que sem a participação da sociedade, não tem como lutar contra a doença. Agora que as chuvas não mais preocupam e causam poças por toda a cidade, cada cidadão precisa fiscalizar seu quintal. Moro ressalta que a participação dos prefeitos é fundamental, principalmente no cuidado aos bueiros da cidade, grandes focos em potencial.

Neste ano os casos de dengue em Mato Grosso somaram 34.426. Os óbitos chegaram a 34, desde o início do ano. Isso representa um crescimento de 200% do número de casos em relação ao ano passado, e coloca o Estado no quarto lugar no ranking nacional da doença.

Os municípios que ainda registram o maior número de casos são Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Sorriso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet