Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Estado capacita mais uma turma de médicos e enfermeiros da rede pública e privada sobre a nova gripe

A Secretaria de Estado de Saúde, no cumprimento das mudanças nas condutas de identificação, investigação de manejos de casos de Síndrome Gripal, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, no que prevê os Protocolos sobre a Influenza A (H1N1), capacita mais uma turma de médicos e enfermeiros da rede pública e privada no repasse das informações das alterações dos Protocolos de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza.


A capacitação que ocorre durante todo o dia de hoje, no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, envolve 80 profissionais da área de saúde, além de envolver profissionais da rede pública lotados nos Escritórios Regionais de Saúde localizados no interior do Estado.

A superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Conceição Villa, ressaltou a importância da realização desta capacitação no objetivo de disseminar as informações que vendo sendo repassadas diariamente pelo Ministério da Saúde sobre a Influenza A (H1N1), de forma a orientar os profissionais sobre as formas corretas de atuação em suas regionais e municípios.

A ideia, no entanto, conforme declaração de Conceição Villa, é a conscientização e sensibilização desses profissionais da área de Saúde para a importância de se trabalhar de forma integrada e participativa. “Não temos a certeza da circulação do vírus aqui em Mato Grosso. Para tanto, devemos estar preparados para eventuais circunstâncias”.

INFORMAÇÃO

O presidente do Conselho Regional de Medicina, Arlan Ferreira Azevedo disse que capacitações como essa, são fundamentais para facilitar o fluxo da informação. “O Conselho está à disposição e preparado para fazer esta interface de ideias, pois facilita promover atendimento adequado no cumprimento das novas normas e atualização dos profissionais envolvidos, de forma a tranquilizar a população com atendimento adequado e orientações corretas evitando assim mortes.

O clínico geral do PSF do município de Juína, Cristino Severino Neto, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde em realizar esta capacitação "porque vem aprimorar o padrão de conhecimento e definições de formas de tratamento, sendo fundamental no trato da população, vez que nós médicos dos Programas de Saúde da Família estamos diretamente ligados no atendimento da população", diz.

"No entanto, as informações sobre os grupos de risco para o desenvolvimento da doença é um ponto fundamental, porque aquelas pessoas que apresentam fatores de risco para complicações da doença são público do nosso dia a dia, que são os menores de dois anos e maiores de 60 anos de idade, gestantes, dentre outros. Com a informação correta, conseguiremos estabelecer diálogo e formas de prevenção, além é claro, de tomarmos uma decisão na conduta correta do que prevê os protocolos", explica.

Já o médico Alberto Kinoshito, do Programa de Saúde da Família do município de Sinop, apontou a importância de se obter informação precisa nesse momento em que o mundo vive com a pandemia da gripe A (H1N1). "Um fato novo e que requer muita atenção e responsabilidade da nossa parte que somos profissionais da área médica, porém esse compartilhamento de informações é fundamental justamente por pertencer ao município da Região Norte que acaba agregando grande número da população desta região do Estado. Isso vai contribuir e muito, no nosso dia a dia com o trato da população. Importante é que o Estado colocou a nossa disposição o Cievs, pelo número 0800 647 1201 na interação da informação", afirma.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Villa disse que o Estado continua com a ação de capacitação e no monitoramento diário das ocorrências.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet