Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Programa Erasmus Mundus é tema de palestra

O Assessor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Paulo Teixeira, fará uma palestra, na próxima segunda-feira (10), às 17 horas, no auditório do CCBS III, sobre o programa de cooperação externa Erasmus Mundus. A UFMT é uma das dez universidades brasileiras que faz parte desse amplo programa que oferece bolsas no exterior para alunos de graduação, doutorado e pós-doutorado. Essa parceria representa um marco na inserção da Federal de Mato Grosso na cooperação internacional.


A mobilidade acadêmica internacional é o processo que possibilita a comunidade acadêmica a estudar/trabalhar em outra instituição de ensino superior no mundo, sem perder o vínculo com a instituição de origem, explica Paulo Teixeira. O principal objetivo é o enriquecimento educacional, cultural e linguístico a partir da troca de experiências.

Composto por dois projetos - Euro Brazilian Windows II e Erasmus 15 –, o programa Erasmus Mundus tem como objetivos promover a mobilidade de estudantes, docentes e investigadores do Brasil para a Europa; aumentar a cooperação internacional entre as IES brasileiras e européias; e promover a transparência e o reconhecimento de estudos e qualificações em nível internacional.

Coordenado pela da Universidade do Porto, em Portugal, o projeto Euro Brazilian Windows II (EBW II) está com as inscrições abertas até o dia 18 de setembro e podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://ebw2.up.pt. Os candidatos devem possuir os seguintes documentos: carteira de identidade ou passaporte, histórico escolar, declaração de apoio da instituição de ensino superior do candidato e certificado de língua (se solicitado pela instituição de acolhimento). Todos os documentos devem estar em inglês.

Os requisitos são: nacionalidade brasileira; ter conhecimento suficiente da língua de ensino das instituições européias a que se candidatar; estar regularmente matriculado na UFMT; ter integralizado todas as disciplinas previstas do primeiro e segundo semestres letivos do curso; ser aluno das áreas elegíveis na UFMT.

Os critérios de seleção para os estudantes de graduação serão o histórico escolar e a motivação. Para doutorado e pós-doutorado, o mérito científico do candidato, o projeto de investigação e a motivação. Já os docentes serão avaliados pela experiência pedagógica e formação científica, pelo o plano de ensino e pela motivação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet