Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Pesquisa nacional

Intolerância política é assunto mais mencionado nas redes sociais de Mato Grosso

Foto: Ilustração

Intolerância política é assunto mais mencionado nas redes sociais de Mato Grosso
Acompanhando uma tendência nacional, a intolerância política foi assunto com maior número de menções nas redes social de Mato Grosso em comparação com outros tipos de extremismo, como misoginia, racismo e classe social. Os dados correspondem aos meses de abril, maio e junho, quando foram analisadas 393.284 referências feitas por internautas de todo o Brasil. Assim, o tema lidera o estudo com quase 220 mil menções; mais de quatro vezes superior à misoginia, que aparece em segundo lugar (50 mil menções) no Estado.


Leia mais:
Cuiabanos criam Fanpage para organizar eventos de captura de pokemóns
 
Por meio do levantamento, realizado pela agência nova/sb, foi possível detectar dez tipos principais de intolerâncias visíveis e invisíveis nas pesquisas mato-grossenses, que apresentarem o seguinte cenário: política (55%), misoginia (14%), homofobia (11%), racismo (8%), deficientes (7%), aparência (5%), classe social (4%), idade (3%), religião (2%) e xenofobia (0,5%).
 
Ficou constatado ainda que Rio de Janeiro e Distrito Federal são os territórios mais intolerantes do país. Embora o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais terem números absolutos de mensagens intolerantes maiores, na relação proporcional com a quantidade de habitantes o DF leva a pior neste triste ranking.
 
 “A intolerância nas redes é resultado direto de desigualdades e preconceitos sociais em geral, não é uma invenção da internet. O que ocorre é que o ambiente em rede facilita que cada um solte seus demônios, ao dar a sensação de um pretenso anonimato. O mundo virtual é, portanto, mais uma forma para que os intolerantes se manifestem e ampliem o seu alcance”, destaca Bob Vieira da Costa, sócio-fundador da empresa.
 
Na pesquisa foram analisadas as redes Facebook, Twitter e Instagram e também páginas de blogs e comentários de sites da internet. O número de menções, mapa de calor da  intolerância, conexões de influenciadores, nuvens dos termos mais citados em cada universo de busca foram as métricas utilizadas a partir do uso da plataforma Torabit.
 
“Bem melhor seria se, na verdade, passássemos a adotar aceitação como o contrário de intolerância. Porque a própria palavra tolerância remete a indulgência e condescendência, e não é isto que se quer. Suportar o outro é só o começo de uma evolução. Tolerar é manter uma relação positiva com pessoas completamente diferentes. É um processo de mão dupla: aceitar para ser aceito”, afirma Bob Vieira da Costa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet