Olhar Direto

Terça-feira, 20 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Melhorias

Novo diretor da Politec prevê entrega de reforma do IML para setembro

Novo diretor da Politec prevê entrega de reforma do IML para setembro
Setembro. Esta é a expectativa do novo diretor geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Reginaldo Rossi do Carmo, para a entrega da reforma na sede do IML (Instituto Médico Legal). O prédio tem sido alvo de várias reclamações pelas precárias condições. Por conta disto, foram iniciados os serviços no local a um custo de aproximadamente R$ 250 mil. Além disto, estão previstos cinco rabecões para auxiliar no Estado.


Leia mais:
Com viaturas do IML quebradas, corpo de estudante de 15 anos é 'resgatado' por funerária
 
“O IML está recebendo uma reforma, com previsão de entrega para setembro. Muitos problemas que enfrentávamos por lá serão sanados. Questões elétricas e de estrutura serão melhoradas”, disse o novo diretor durante cerimônia de posse na manhã de quarta-feira (10), no Palácio Paiguás. Durante o evento, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, anunciou que aproximadamente R$ 6 milhões serão investidos no órgão em 2017.
 
Além disto, também foi informado que há um processo para adquirir novos rabecões: “Tem um processo de aquisição de cinco rabecões para o IML que serão encaminhados à capital e também para o interior. Com isto, o problema de falta de veículos em Cuiabá será sanado”, garantiu.
 
Em maio deste ano, o corpo de uma estudante de 15 anos que cometeu suicídio só foi  encaminhado ao Instituto Médico Legal com ajuda de um veículo de uma funerária. Na ocasião, o IML contava com três viaturas, mas duas estavam quebradas. A única restante foi empregada para o transporte de um corpo da cidade de Poconé (109 km de Cuiabá), deixando a capital desfalcada.
 
Em junho, o corpo de um jovem assassinado a tiros permaneceu na rua por quase seis horas, até que fosse recolhido por uma viatura do IML de Cáceres, já que o carro que atende ao município estaria com problemas mecânicos. Na ocasião funcionários que atuam em regime de plantão no IML reclamaram que a situação dos veículos é de precariedade. Alertam ainda que existem riscos já que os pneus estão ‘carecas’, o que prejudica a aderência ao asfalto.
 
Em abril de 2016, a precariedade da estrutura do IML gerou uma ação do Ministério Público Estadual (MPE). A 7ª Vara da  Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Cuiabá ingressou com ação civil pública com pedido liminar contra o Governo para que, no prazo de 180 dias, tome medidas emergenciais nas instalações do Instituto Médico Legal.
 
Entre os problemas apontados estão goteiras, infiltrações, vazamento de água, rachaduras na laje, as condições das instalações elétricas, sanitários entupidos, mau cheiro, proliferação de insetos e riscos aos servidores. Até mesmo as condições dos muros e a ausência de guarita expõem a vulnerabilidade do local, conforme o MPE.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet