Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Economia

Decisão do BC pode reduzir custos para investidores na Bolsa

Decisão do BC pode reduzir custos para investidores na Bolsa


Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil







Brasília - Com a autorização para que sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários possam atuar diretamente na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) há uma tendência de redução dos custos para os investidores, na avaliação do Banco Central (BC).

As distribuidoras fazem parte do Sistema Financeiro Nacional e atuam na intermediação de títulos e valores mobiliários no mercado financeiro e de capitais, além de operar no mercado de commodities (produtos primários, como soja), na compra e venda de ouro e intermediação em Bolsa de Mercadorias.

Hoje (3), as distribuidoras foram autorizadas pelo Banco Central a operar também na Bovespa. Anteriormente, somente as corretoras podiam atuar diretamente por serem “donas” da Bolsa. Essa mudança só foi possível porque houve a desmutualização da Bovespa, ou seja, a instituição deixou de ser uma instituição sem fins lucrativos para se tornar uma sociedade por ações. Com isso, deixou de ser necessário ter títulos patrimoniais da Bolsa para operar.

Segundo o BC, a própria Bovespa pediu a liberação para as distribuidoras, que anteriormente tinham que se transformar em corretoras para atuar diretamente. Segundo o Banco Central, em dezembro de 2008, havia 136 distribuidoras e 107 corretoras no país. O BC não tem informações de quantas distribuidoras estão interessadas em atuar diretamente na bolsa.

“Quando aumenta a quantidade de participantes tende a aumentar a concorrência e reduzir o preços para os investidores”, disse um técnico do BC. Mas ele acrescentou que se trata de uma medida “para eliminar uma restrição regulamentar”.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet