Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

alastrando

Governo confirma mais 5 mortes por gripe suína no RS; Brasil soma 188

Foto: Reprodução

Governo confirma mais 5 mortes por gripe suína no RS; Brasil soma 188
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta segunda-feira mais cinco mortes causadas pela gripe suína --gripe A (H1N1). Com isso, sobe para ao menos 188 o número de mortes no país desde o fim de junho, de acordo com dados parciais do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais da Saúde.


SP tem 176 postos de distribuição de remédio; veja lista
Escolas e universidades adiam volta às aulas; veja lista
Com aulas adiadas, saiba como entreter as crianças

Segundo a secretaria, as vítimas são:
- mulher de 43 anos, obesa, morreu em Uruguaiana no dia 22 de julho;
- mulher de 41 anos, morreu em Rio Grande no dia 23 de julho;
- homem de 71 anos, cardiopata, morreu em Passo Fundo no dia 1º de agosto;
- homem de 28 anos, pneumopata crônico, morreu em Erechim no dia 4 de agosto;
- mulher de 36 anos, morreu em Passo Fundo no dia 8 de agosto

O Rio Grande do Sul é segundo Estado com maior número de mortes no país --49. São Paulo registra 69 mortes até o último dia 7 de agosto, conforme boletim divulgado na semana passada pela Secretaria Estadual da Saúde.

Distrito Federal

A Secretaria de Saúde confirmou nesta segunda a primeira morte do Distrito Federal por gripe suína. A vítima é um homem de 50 anos que estava internado no Hospital Anchieta, na cidade satélite de Taguatinga, e morreu domingo (9), uma semana depois da internação.

Ainda de acordo com a secretaria, o homem não estava enquadrado no grupo de risco. O Distrito Federal contabiliza 55 casos da doença.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet