Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Economia

Lula: medidas anticrise mostrarão resultados este mês

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que as medidas contra os efeitos da crise econômica global no Brasil tomadas pelo governo têm um "processo de maturação" que começará a mostrar resultados a partir deste mês. "Eu estou convencido e estou otimista que nós entramos por último na crise e vamos sair primeiro dela porque nós temos um mercado interno com um potencial extraordinário e já tomamos todas as medidas e, se for necessário, vamos tomar outras medidas para que a gente possa debelar essa crise o mais rapidamente possível", afirmou Lula, no programa semanal de rádio "Café com o Presidente".


Lula citou, entre as disposições adotadas pelo governo federal, a liberação de crédito para financiar capital de giro, o incentivo à construção civil e o repasse de dinheiro ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


De acordo com ele, existe perspectiva de mudança desse quadro de crise econômica no curto prazo. Lula disse que, enquanto no País há desaceleração econômica, no "chamado mundo desenvolvido" (Estados Unidos, Europa e Japão), há recessão. "Isso significa que o Brasil está mais preparado para enfrentar essa crise econômica internacional", disse.

Demissões

Segundo o presidente, a oferta de emprego cresceu no Brasil entre 2003 e 2008, quando houve a primeira grande queda dos números em dezembro, e depois uma perda menor em janeiro. "Certamente, vamos ter (um decréscimo menor dos postos de trabalho) em fevereiro", declarou.


Lula acentuou que o Poder Executivo está preocupado com o desemprego e que trabalha de forma "muito forte" para que se evite a ampliação destes índices no País.

O presidente disse que o caso da Embraer, que anunciou no mês passado o corte de pouco mais de 4,2 mil funcionários da empresa, é "quase uma anomalia". "Eu chamei a direção da Embraer, disse que eles foram precipitados, que poderiam ter negociado com os trabalhadores, numa demonstração de que nós já tínhamos outras experiências no Brasil em que a negociação é o melhor caminho", acrescentou. Lula adiantou que o Poder Executivo "trabalhará" para que a empresa volte a ter encomendas, produza os aviões e os venda. "Assim, teremos a certeza de que nós teremos os postos de trabalho ocupados pelos trabalhadores outra vez."


Juros e inflação


Sobre o spread (diferença entre o custo de captação de dinheiro por um banco e a taxa de juros cobrada junto aos clientes), Lula prosseguiu afirmando que discute com o Banco Central (BC) e com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o que fazer para reduzi-lo.


O presidente mencionou também a alta da inflação no começo do ano. Conforme Lula, esse aumento de preços no início do ano é sazonal. "São coisas que todo ano aumentam, ou seja, é a educação, é o transporte, às vezes é um pouco de alimento, mas nós podemos afirmar ao povo brasileiro que a inflação está sob controle, ela ficará dentro da meta de 2009, ficará dentro da meta em 2010, porque nós temos consciência de que a inflação controlada significa mais poder aquisitivo para os trabalhadores e a inflação alta significa prejuízo para os trabalhadores brasileiros."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet