Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Economia

no segundo trimestre

PIB da Rússia 'encolhe' 10,9%

O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia registrou uma contração de 10,9% no segundo trimestre de 2009 na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo estimativas da agência russa de estatísticas (Rosstat) publicadas nesta terça-feira (11).

O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia registrou uma contração de 10,9% no segundo trimestre de 2009 na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo estimativas da agência russa de estatísticas (Rosstat) publicadas nesta terça-feira (11). Na comparação com o primeiro trimestre, no entanto, houve alta de 7,5%.


Os dados do segundo trimestre vieram mais uma vez piores do que as previsões das autoridades russas: no fim de abril, o vice-ministro do Desenvolvimento Econômico Andre Klepatch havia indicado esperar para este período um recuo do PIN em um ano de entre 8,7% e 10%.

"É bem pior do que o mercado esperava", comentou Chris Weafer, economista do banco de investimentos moscovita Uralsib. Para o conjunto de 2009, o governo prevê uma queda do PIB de 8,5%.

Estes dados contrastam totalmente com os dados elevados de outros países emergentes do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), notou o analista, explicando que a China prevê um crescimento anual de 10%, a Índia de aproximadamente 8% e o Brasil, 2%.

Bancos

Segundo o economista, esta severa contração se deve principalmente ao fato de que os bancos russos emprestam muito pouco às empresas, apesar dos apelos para o aumento do volume de crédito para irrigar a economia do país.

O setor bancário russo, duramente abalado pelas turbulências da crise financeira mundial, é particularmente vulnerável aos créditos de risco. Segundo um estudo da agência de classificação de risco Moody's, o nível dos créditos duvidosos dos bancos na Rússia aumentou no início de junho a 11% de sua carteira total, mas este percentual pode aumentar a 20% daqui ao fim do ano.

"Mas no final das contas, o problema mais importante da economia russa é que não houve diversificação nos últimos oito ou dez anos", considerou Weafer.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet