Olhar Direto

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

soltos?

Em greve, agentes não recebem presos e delegado solicita a juízes que liberem 18 detentos

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto/Ilustração

Em greve, agentes não recebem presos e delegado solicita a juízes que liberem 18 detentos
A greve dos agentes penitenciários, que se recusaram a receber presos desde que a paralisação foi deflagrada, obrigou o delegado regional de Rondonópolis (215 km de Cuiabá), Claudiney Lopes, a solicitar que os juízes da comarca liberem 18 detentos provisórios que estavam na 1º Delegacia de Polícia do município. Ele ainda alerta que há risco de fuga em massa do local.


Leia mais:
Delegada pede prisão de maníaco acusado de atacar e estuprar três mulheres
 
O delegado disse que “infelizmente teremos de pedir aos juizes pra soltarem os presos q estão recolhidos nas celas provisórias. Os agentes prisionais não acataram a determinação judicial. A situação é complicada, falta de higiene, comida, banho de sol. Isto está causando revolta entre os detidos, o que pode gerar uma fuga em massa, além das violências contra os servidores da segurança que ali se encontram e as pessoas que são atendidas”.
 
Claudiney ainda revela que entre os 18 detentos, há um preso com AIDS e uma presa surtando  (nervosa) na cela. “Reconheço os direitos buscados pelos agentes penitenciários, mas está atingindo outras instituições parceiras e a sociedade”, finaliza o delegado.
 
A decisão de não receber presos se estende por todo o Estado, inclusive a capital mato-grossense. Uma liminar obriga que os agentes tenham que receber os detentos nas unidades prisionais. Porém, elas não estão sendo cumpridas. Por conta disto, houve certa tensão de um confronto entre a polícia militar e a categoria na noite de ontem (23), o que não aconteceu.
 
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que o movimento grevista segue até a próxima sexta-feira (24) e que não responde por ele. A reportagem tentou entrar em contato com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso (Sindispen), mas as ligações não foram atendidas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet