Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

sem alterações

Estiagem traz estabilidade nos casos de dengue em Mato Grosso

A Secretaria  de Saúde  revelou  que de janeiro até hoje (12) foram notificados  34.926 casos de dengue. Desse total 1.093 casos foram notificados como casos graves da doença. Nesse periodo os óbitos registrados  são 34, sendo que desse total, 26 casos foram confirmados como sendo casos graves de dengue e oito casos estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES). 


O Estado de Mato Grosso apresentou um acréscimo de 235,95% de notificações de dengue, se comparado  com o mesmo período  de 2008. No ano de 2008, nesse período, foram notificados 10.396 casos de dengue. O ano de 2009, nesse mesmo período, apresentou 34.926 casos.

Em  Cuiabá, foram notificados 10.544 casos. Deles, 414 foram classificados como casos graves. Deste total, 322 foram confirmados e 92 estão sob investigação. Cuiabá registrou 13 óbitos. Desse total de óbitos oito foram confirmados como graves de dengue e cinco ainda estão sob investigação. 

Já em Várzea Grande  notificaram-se  3.668 casos de dengue. Desse total,  441 notificações são de casos graves. Do total, 274 foram confirmados como casos graves e 167 estão sob investigação. Várzea Grande apresentou notificação de seis óbitos. 

 Outros municípios 
 
Os outros  municípios mato-grossenses que tiveram até o momento notificação de óbitos de casos graves de dengue foram:  em Tangará da Serra foram notificados dois  óbitos confirmados como caso grave de dengue sendo um caso, que estava sob investigação, foi descartado. Em Rosário Oeste foram notificados dois óbitos, sendo um confirmado e outro ainda está sob investigação. No município de Diamantino, foi notificado um óbito sendo confirmado como sendo caso grave. Em Juara, foi notificado um óbito confirmado como sendo caso grave de dengue Também. em Nova Mutum foi notificada uma morte, como sendo caso grave . Em Nortelândia, dois óbitos foram notificados e estão sob investigação.
 
Em Rondonópolis foi notificado um óbito como caso grave , sendo que outro que estava sob investigação foi descartado. No município de Jaciara foi notificado uma morte confirmada como caso grave. Em Curvelândia foi notificado um óbito sendo confirmado como caso grave de dengue. No município de Tapurah foi notificado um óbito ja confirmado como caso grave de dengue. Em Sinop notifica duas óbitos confirmados como casos graves de dengue.

O Estado de Mato Grosso continua com seu monitoramento permanente, e alerta os municípios para a execução das ações de controle, evitando a descontinuidade dos trabalhos.

COMITÊ DA DENGUE - A Secretaria de Estado de Saúde reúne no dia 14 de agosto (Sexta-feira), no auditório da Secretaria de Administração (SAD) às 8 horas, o Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, a fim de traçar ações e metas no enfrentamento à dengue para o segundo semestre desse ano e para o ano que vem.

As ações já contidas no Plano Estadual da Dengue devem ser colocadas em prática pelos 141 municípios e ainda a inclusão de novas medidas que poderão ser propostas pelos participantes do Comitê. “O que o Governo quer é promover ações preventivas para coibir o avanço da doença no Estado e buscar maior número do parceiro no enfrentamento da dengue, além de inserir a população no contexto”, disse a Coordenadora Estadual do Combate a Dengue Rita Borges.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet