Olhar Direto

Domingo, 18 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

PADROEIRA DE VÁRZEA GRANDE

Lucimar Campos participa da abertura oficial das comemorações dos 150 anos de Nossa Senhora da Guia

Foto: José Luiz Siqueira / Secom-VG

Jubileu será concluído no dia 7 de maio, com as solenidades finais que incluem alvorada, procissão e missa festiva no Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel

Jubileu será concluído no dia 7 de maio, com as solenidades finais que incluem alvorada, procissão e missa festiva no Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel

Considerada a maior festa religiosa da Cidade Industrial desde o século XIX, a prefeita Lucimar Sacre de Campos, juntamente com o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, participaram nesta sexta-feira (3) da abertura oficial das festividades do jubileu dos 150 anos de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Várzea Grande.  Honrando uma tradição secular, na madrugada os fiéis percorreram as ruas da região central, na procissão da penitência, que saiu da Igreja Nossa Senhora do Carmo até a igreja de Nossa Senhora da Guia, onde foi realizada a missa em ação de graças.

 
“A Festa da Padroeira de Várzea Grande Nossa Senhora da Guia é uma das maiores manifestações religiosa de nosso município, e sempre contará com o apoio da Prefeitura Municipal, visto que resgata antiga tradição religiosa, onde toda a população varzeagrandense  se reúne em torno da Fé. É uma honra estar hoje aqui participando da abertura das festividades da padroeira da cidade. Daqui para frente serão dias de muita oração e comemoração”, disse a prefeita.
 
Leia Mais:
- Lucimar Campos projeta 200 quilômetros de asfalto em quatro anos; 50 quilômetros já executados

- Várzea Grande fecha balanço “no azul” e receitas de capital crescem 110%

A gestora fez questão de lembrar que neste ano a população de Várzea Grande tem motivos a mais para comemorar. “Assim como Nossa Senhora da Guia, o município de Várzea Grande também estará comemorando no dia 15 de maio, os seus 150 anos de fundação. É com certeza um momento de pedir a Deus que renove nossas forças para podermos trilhar os caminhos da fé e da prosperidade, para todos que nascemos aqui ou assim como eu, adotou e ama essa cidade. Encerro minhas palavras com trecho da oração  de Consagração de Nossa Senhora da Guia. ... ‘Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca.Tudo o que sou, desejo que a vós pertença.Incomparável mãe, guardai-me e defendei-me. Como filho e propriedade vossa, Amém...”, observou Lucimar, para a reportagem do Olhar Didreto.
 
Devoto de Nossa Senhora da Guia, o senhor Dolor Vicente da Costa, de 77 anos, chegou à capela as 4 da manhã para participar da procissão de penitência.  Ele que participa da festa desde criança, disse que enquanto tiver condições de andar vai prestar homenagens à santa de sua devoção.
 
Para Nayara Amorim Barros, de 28 anos, está sexta-feira foi reservada para pagar uma promessa feita a Nossa Senhora da Guia. “No ano passado pedia a graça para que eu pudesse adquirir uma casa própria. Com muito trabalho e fé consegui adquirir. Hoje acompanhei a procissão descalça, em agradecimento a graça recebida”.
 
Dona Francisca de Assis, de 79 anos também tem motivos para agradecer a Nossa Senhora as graças recebidas. “Nossa Senhora da Guia já me concedeu várias graças, mas a maior delas foi fazer com que o meu neto pudesse andar. Depois de ter passado por vários médicos e fisioterapeutas. Fiz novenas em três dias seguidos e no quarto dia da novena, o meu neto começou a dar os primeiros passos. Hoje esta andando e sem a ajuda de ninguém. Foi à força da fé em nossa senhora que alcancei essa graça”, comentou.
 
A Padroeira de Várzea Grande, Nossa Senhora da Guia chegou à cidade em 1867, como um presente de uma imigrante portuguesa para uma família paraguaia que residia no município. A devoção a Santa envolveu toda a comunidade da época que, em 1890, iniciou um mutirão para construção da Igreja de Nossa Senhora da Guia. Com o passar dos anos, Várzea Grande deixou de ser um povoado e suas ruas e avenidas cresceram no entorno da igreja.
 
Desde então, as comemorações em homenagem a Nossa Senhora da Guia reúnem todos os anos multidões de diversas gerações entre os meses de março e maio. Como pede a tradição, a festa conta com um rei e uma rainha. Um deles nativo da região e outro, imigrante. Neste ano de 2017, o padre Acimar Magalhães, nascido em Várzea Grande representa o rei. Já a rainha é a professora paulista, Roseli de Fátima Trevisan, que nasceu em Birigui e há 28 anos reside na cidade industrial com a família.
 
De acordo o padre Acimar Magalhães, a Festa de Nossa Senhora da Guia tem uma importância histórica para a cidade. “É uma expressão cultural mato-grossense que tem atravessado séculos, demonstrando a força da religiosidade popular. A procissão de abertura é uma tradição que reúne centenas de famílias e toda a comunidade é convidada a partilhar conosco deste momento de comunhão e fé”, conta.
 
Jubileu dos 150 anos
 
Diversos eventos foram programados pelos fieis e comunidade para marcar os 150 anos da instalação da Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Várzea Grande.  De 4 de março a 20 de abril a bandeira com a imagem da mãe de Jesus estará percorrendo várias avenidas e ruas da cidade, além das paróquias e órgãos públicos. Haverá também novena de missas de segmentos sociais, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
 
O jubileu será concluído no dia 7 de maio, com as solenidades finais que incluem alvorada, procissão (com saída em frente à Igreja de Nossa Senhora da Guia), missa festiva no Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel (CEPAC), feira gastronômica, apresentações culturais e shows artísticos, além de festival de prêmios.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet