Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Butantan testará vacina contra nova gripe em setembro

O Instituto Butantan irá testar a vacina da nova gripe em voluntários previamente selecionados a partir de setembro. Segundo afirmou o presidente da Fundação Butantan, Isaias Raw, na tarde desta quarta-feira (12), somente a partir desses testes é que serão definidas as diretrizes para a produção da vacina.


Inicialmente, 500 jovens com idade entre 20 e 30 anos serão divididos em três grupos distintos. “Alguns receberão a vacina da gripe sazonal, outros receberão do H5N1 [vírus causador da gripe aviária] e outra parte, da H1N1 [da nova gripe]”, afirmou Raw.

Os voluntários, que não saberão qual tipo de vacina receberão, serão acompanhados por técnicos do instituto, que avaliarão, entre outras reações, possíveis efeitos colaterais, como febre e a toxicidade da vacina.

Ainda nesta quarta-feira, Raw confirmou que o Instituto Butantan irá fornecer ao Ministério da Saúde 18 milhões de doses da vacina contra a nova gripe no início de 2010. Segundo o presidente do instituto, 1 milhão de doses virão prontas e outras 17 milhões, semi-prontas da França.

A previsão é de que esse lote chegue a São Paulo em setembro. “Esse 1 milhão poderá ser usado em casos de emergência”, disse a bióloga Cosue Miyaki, responsável pelo laboratório de influenza. Os 17 milhões semi-prontos passarão por um controle de qualidade. “Isso demora até 40 dias. Se receber em setembro, teoricamente meados de outubro terá a dose”, completou
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet