Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Educação

Secretário Diógenes Curado fala a estudantes do Colégio Tiradentes durante seminário

De maneira dinâmica e interativa, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, ministrou palestra na manhã desta quinta-feira (05.03) para cerca de 200 estudantes da escola estadual Tiradentes e também da Academia de Polícia Militar, durante o seminário Semana da Mulher, evento promovido pela escola e que tem proporcionado discussões sobre a discriminação e também quanto à valorização profissional das mulheres.


Alunos do Ensinos Fundamental e Médio puderam fazer perguntas ao titular da pasta de Segurança quanto à atuação das mulheres nos serviços de segurança pública. Também dividiram com ele suas opiniões. Por cerca de 50 minutos, a garotada ouviu de maneira atenta à explanação. Ao final dela, eles puderam fazer perguntas para o palestrante convidado.

Educação. Essa foi a palavra que o secretário Diógens Curado mais usou durante o discurso ratificando a importância dela para formação de um cidadão, independente do gênero. “Ela é primordial. Não é o uso da força que nos garante sucesso, que nos trará benefício. É a educação que nos dá superioridade, nos abre as portas. A Secretaria (de Segurança) tem investido muito e de maneira continua na capacitação, na qualificação dos seus profissionais. Vemos a crescente ocupação das mulheres nos cargos de comando”, enfatizou.

Sobre as mulheres no mercado de trabalho, ele afirmou que muito espaço já foi conquistado e que as vitórias se acumulam ao longo dos anos, mas disse que a luta ainda irá perdurar já que a questão cultural serve como entrave para um tratamento igual de maneira real. “Na segurança pública a entrada da mulher vem acontecendo, mas o número ainda é menor do que o de homens. Uma mulher exerce, sem problema algum, qualquer função. Não é a força que faz a diferença é a educação, a formação”.

A aluna Andréa, do 2º ano da escola Tiradentes, questionou o secretário sobre o que fazer para diminuir a discriminação ainda existente contra as mulheres. Diógenes, mais uma vez, afirmou que o processo irá durar alguns anos, mas que o caminho já teve início e que o advento da Lei Maria da Penha, por exemplo, é uma vitória conquistada.

Finalizando a fala, o secretário concluiu que “o conceito que as pessoas tem de polícia é de força e de mulher, fragilidade. Esse talvez seja um dos maiores problemas a ser enfrentado. Polícia é estratégia, inteligência, não força”, concluiu.

Participaram do evento, a comandante geral adjunta, coronel Lílian Tereza Vieira, o diretor sistêmico da Polícia Militar, coronel Gilson Farid, o diretor do Centro de Capacitação, Desenvolvimento e Pesquisa, coronel Adaildon Moraes, e a diretora da escola Tiradentes, major Diva Mainard.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet