Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

exageros

Gripe deixa população cuiabana em estado de pânico, diz farmacêutico

O farmacêutico da rede Droga Chick, Ricardo Borges de Castro, diz que a gripe suína está deixando a população cuiabana em verdadeiro estado de pânico. Ele conta que a cada 10 pessoas que chega nas drogarias da cidade, nove acham que estão contaminadas com o vírus H1N1.

Foto: Lucas Bólico/OD

Humidificador de ar é indicado para periodo de seca

Humidificador de ar é indicado para periodo de seca

O farmacêutico da rede Droga Chick, Ricardo Borges de Castro, diz que a gripe suína está deixando a população cuiabana em verdadeiro estado de pânico. Ele conta que a cada 10 pessoas que chega nas drogarias da cidade, nove acham que estão contaminadas com o vírus H1N1.


Segundo o farmacêutico, o desespero da população fez com que se esgotassem os estoques de álcool gel na cidade. “Não existe mais álcool gel em Cuiabá”, explica.

Além do álcool, outro produto que está tendo uma busca desenfreada pelos cuiabanos são as máscaras cirúrgicas. Ele conta que antes da tão temida pandemia, as máscaras sequer eram vendidas nas farmácias. Hoje é um produto quase obrigatório.

O remédio mais procurado é o Tamiflu, pois é o único indicado para a gripe suína. Porém a corrida em busca do medicamento nas farmácias é inútil, apenas a rede pública de saúde tem o remédio, e para consegui-lo a tarefa não é nada fácil. O paciente tem de enfrentar uma grande fila no pronto socorro para ser medicado.

O farmacêutico explica que as diferenças entre a gripe comum e a H1N1 não são muitas. Sendo assim, qualquer suspeita de gripe comum já causa pânico nas pessoas. E alerta, “Quem está ganhando mais dinheiro com esse pânico todo, são as farmácias”, segundo ele, algumas pessoas se aproveitam do desconhecimento da doença e receitam vários remédios.

O procedimento que ele vem adotando quando alguém chega com suspeita da doença é o mesmo de antes da H1N1 aparecer, pois segundo ele, é muito difícil diferenciar as duas.

Problemas respiratórios

A época de seca já começou em Mato Grosso, com ela veio também os problemas respiratórios. Para isso, Ricardo recomenda o umidificador, que segundo ele “é o melhor remédio para o clima seco”.

A busca por umidificadores também está grande,o farmacêutico conta que normalmente vende cinco unidades por semana, e só no último sábado 10 aparelhos foram vendidos.

Trabalhando diariamente com doenças, Ricardo Borges da seu diagnóstico sobre a gripe suína: a doença não é tão grave quanto parece, o que está acontecendo é um exagero, e o melhor remédio para a gripe suína é de fato a desmistificação da doença.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet