Olhar Direto

Quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

OCR

Blitzes com aparelhos leitores de placas também serão feitas no interior de MT; ‘Lei Seca’ terá reforço

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Blitzes com aparelhos leitores de placas também serão feitas no interior de MT; ‘Lei Seca’ terá reforço
As operações feitas com os OCR, aparelhos que fazem a leitura automática de placas, devem ser expandidas também para o interior do Estado. Segundo o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Thiago França, a medida é necessária para conscientizar os condutores e também diminuir os índices de devedores que existem em Mato Grosso. Vale lembrar que a ação é da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), com o apoio de vários órgãos. A ‘Lei Seca’ também deverá ter um reforço nos municípios mato-grossenses.


Leia mais:
Quase 265 mil motoristas estão com CNH vencida em MT e 53% dos licenciamentos estão irregulares
 
“A ideia é expandir estas operações com o OCR para o interior, aos poucos. Ela já existe em cidades polos. Foram feitas em Tangará da Serra, Barra do Garças e Cáceres. Mas vamos aumentar. Agregado a isto, precisamos fazer com os municípios a conscientização dos condutores”, explicou o presidente do Detran em entrevista ao Olhar Direto.
 
Por conta destas operações, que devem ser feitas pelo menos uma vez por semana em Cuiabá, o Detran já iniciou tratativas para um novo pátio: “O problema de pátio do Detran já se tornou de saúde pública. Estamos alocando outro pátio, na região do Distrito Industrial, ao lado do pátio da PRF [Polícia Rodoviária Federal], onde absorveremos veículos que vem das operações ‘Lei Seca’ e a integrada, que utiliza os OCRs, que fazem as leituras de placas”, explicou Thiago França.
 
“Nós adquirimos uma série de etilômetros e temos feito a cessão para a Polícia Militar. Fizemos doação para Barra do Garças, Cáceres, em março estaremos em Rondonópolis. A ‘Lei Seca’ prendeu mais de 238 pessoas e realizou mais de sete mil testes só no ano passado. Nosso objetivo não é proibir que as pessoas bebam, só que não misturem ela com o volante”, garantiu o presidente do Detran.
 
O delegado Christian Cabral, titular da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), explica que os OCR identificam se o veículo está em condições de trafegar pela via, fazendo a leitura automática de sua placa. Com ele, é possível saber se o licenciamento está pago ou se um carro é roubado, por exemplo. Com isto, as pessoas que estejam com sua situação regular, não precisarão ser paradas.

 
A inadimplência continua grande em Mato Grosso. Quando se fala em licenciamento de veículos, a situação fica ainda pior. Dos 1.987.078 (exceto a frota circulante), 1.062.087 estão com alguma irregularidade. A situação impacta principalmente na arrecadação do Executivo e nas condições dos veículos que trafegam pelo Estado.
 
A inadimplência assusta ainda mais quando se fala em licenciamento de veículos no Estado. Dos 1.987.078 (exceto a frota circulante), 1.062.087 possuem irregularidades. Em Rondonópolis, dos 162.609 veículos, 94.712 estão inadimplentes. A situação se repete em diversas cidades do Estado, onde a maioria está circulando de forma irregular.

Veja como funciona o aparelho que faz a leitura de placas:

  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet