Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política BR

garimpando em mt

Doadora de Sarney é autorizada a buscar jazidas

Principal fonte de recursos da Fundação José Sarney em 2007, a empresa KKW do Brasil, representante de uma "offshore" (firma no exterior) com sede em paraíso fiscal, recebeu do governo federal no ano seguinte (2008) autorização para busca por jazidas minerais, informa reportagem de Alan Gripp e Hudson Corrêa, publicada nesta terça-feira pela Folha de S. Paulo.


Segundo a reportagem, as licenças foram dadas por órgão do Ministério de Minas e Energia, pasta controlada por aliados do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

No cadastro da KKW na Receita Federal, a mineração não consta das atividades desenvolvidas pela empresa. Porém, ela recebeu 43 alvarás de pesquisa de bauxita e manganês em Mato Grosso e no Maranhão, berço político da família Sarney.

A Folha informa que as licenças abrangem ao menos uma área de 72 mil hectares (o equivalente a cerca de 72 mil campos de futebol).

O DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), vinculado ao ministério, afirmou não haver impedimento para concessão de alvará a empresa que não tenha sede e seja representante no Brasil de "offshores".

O órgão diz ainda que os 43 alvarás concedidos à KKW pelo diretor-geral do órgão, Miguel Antonio Cedraz Nery, foram cedidos legalmente a outra empresa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet